IBM e Unity levam IA do Watson para jogos de realidade virtual e aumentada

1 min de leitura
Imagem de: IBM e Unity levam IA do Watson para jogos de realidade virtual e aumentada

IBM e a Unity anunciaram nesta terça-feira (20) uma parceria para levar a inteligência artificial da plataforma Watson para jogos de realidade virtual e aumentada. O kit de desenvolvimento IBM Unity Watson já está disponível gratuitamente na loja da Unity.

Existem diversas possibilidades para o uso dessa IA em games e simuladores, principalmente se levarmos em conta que novos produtos e plataformas promissoras, como o HoloLens, da Microsoft, ainda estão para chegar ao mercado.

Em entrevista ao site The Next Web, Michael Ludden, diretor de produtos do laboratório de desenvolvedores do IBM Watson, deu um exemplo do que pode ser alcançado com a junção da tecnologia de reconhecimento de voz com o motor de jogos 3D.

Existem diversas possibilidades para o uso dessa IA em jogos e simuladores.

Uma possibilidade é a criação de um simulador de cirurgias no qual os médicos em formação podem pedir instrumentos naturalmente, sem precisar abrir um menu ou apertar um botão em um controle, o que costuma quebrar a imersão do usuário.

A descrição do kit de desenvolvimento também dá outras sugestões, como permitir respostas em árvores de diálogo, converter texto em áudio e até mesmo compreender o estado emocional e o tom de quem fala.

O reconhecimento de voz para executar comandos em jogos não é algo novo, mas o fato de que agora ele está integrado no motor para games 3D mais popular do mundo deixará a ferramenta mais acessível a milhares de desenvolvedores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.