Se, por um lado, o Android P tem conseguido uma boa dose de elogios pelas novidades vazadas nos últimos dias, uma nova alteração listada no Android Open Source Project pode significar problemas para diversos apps. Isso porque a plataforma da Google vai passar a impedir que aplicativos funcionando em segundo plano tenham acesso à câmera do seu aparelho.

Em um primeiro momento, o motivo por trás da decisão do bloqueio é bastante óbvio: impedir que apps secretamente gravem o que você faz sem que você perceba. Apesar de a Google já ter criado medidas para que o dono do aparelho saiba como isso ocorre, como adicionar uma notificação quando a câmera está em uso, isso parece não ser suficiente para impedir esses casos por completo.

O problema, no entanto, surge quando consideramos que diversos aplicativos de segurança justamente utilizam o acesso à câmera do seu celular em segundo plano. Normalmente, no caso de um aparelho ser roubado, apps podem gravar vídeos ou tirar fotos do culpado usando esse sistema – o que deixaria de ser possível com a atualização.

Infelizmente, visto que os problemas com nossa privacidade vêm se tornando cada vez mais comuns, é difícil imaginar que a Google resolva voltar atrás com essa nova ferramenta. Então resta torcer que esses apps de segurança encontrem outro jeito de continuarem a nos deixar protegidos.

Cupons de desconto TecMundo: