Chrome para Android agora “limpa URLs sujas” antes de você compartilhá-las

1 min de leitura
Imagem de: Chrome para Android agora “limpa URLs sujas” antes de você compartilhá-las
Imagem: pplware

Google Chrome para Android em sua edição v64 agora é capaz de “limpar URLs sujas” quando você deseja compartilhá-las com amigos e parentes no WhatsApp ou em outros mensageiros. Esse recurso remove automaticamente códigos de rastreamento de promoções e de parceiros, deixando apenas a URL original da página web.

Dessa forma, quando você for compartilhar um endereço web, não verá mais aquelas URLs absurdamente enormes ocupado praticamente toda a sua tela. Isso torna o compartilhamento mais simples e talvez contribua para a sua privacidade, evitando que seu browser — ou das pessoas para as quais você envia links — seja rastreado.

ULRs compridas normalmente são encontradas em páginas de produtos de lojas virtuais, que utilizam frequentemente recursos de rastreamento de URL para oferecer promoções, descontos ou mesmo benefícios pós-compra. Existem inclusive empresas que trabalham praticamente de forma exclusiva com a criação dessas URLs para facilitar parcerias no e-commerce.

androidpolice

De qualquer forma, para usar o recurso de limpeza de URLs do Chrome, o usuário precisa apenas usar normalmente o recurso de compartilhamento de página do navegador. Quando o menu de compartilhamento é ativado, ele automaticamente realiza a limpeza de URL para envio a qualquer app instalado no Android.

Seja como for, ainda será possível copiar as URLs compridas sem passar pelo processo de limpeza. Basta copiar o link em texto direto da barra de endereço do Chrome e colar onde você desejar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.