Gadget permite que DJ toque com vinil sem utilizar agulhas

1 min de leitura
Imagem de: Gadget permite que DJ toque com vinil sem utilizar agulhas

Durante o evento deste ano da NAMM (National Association of Music Merchants), uma espécie de “Expo Music” americana, onde são apresentados diversos produtos das principais empresas de equipamentos musicais, a empresa francesa MWM roubou a cena, anunciando um novo gadget que permite que o DJ toque com vinil sem utilizar agulhas. 

 

Chamado de Phase, o dispositivo é nada mais nada menos do que um par de pequenos transmissores em forma de retângulo com fundos colantes que se acoplam a qualquer disco de vinil. À medida que o disco é reproduzido ou tocado, os sensores do Phase enviam informações sobre esses movimentos para um receptor, que está conectado tanto ao equipamento do DJ quanto a um software que usa a tecnologia Digital Vinyl System (DVS), como Serato, Traktor e Rekordbox, em seu laptop.

Isso permite que o DJ manuseie e toque a música carregada no software nas plataformas giratórias sem o uso de uma agulha e um braço reprodutor do toca-discos. A empresa explica que está usando um método patenteado de comunicação sem fio com base em radiofrequências, e não Bluetooth, como muitos especularam. Vale lembrar que o dispositivo não lê o vinil – só detecta a rotação de sua plataforma giratória. 

Ao longo da NAMM, a empresa simulou vários turntablists usando o Phase e de imediato não apresentou nenhuma latência perceptível, mesmo com os movimentos mais rápidos e complexos.

Pelo que foi mostrado, trata-se de um dispositivo bastante inteligente, não só pelo fato de ser compatível com qualquer plataforma giratória, mas também por não exigir o uso de um disco de vinil especial para timecode, o que significa que os DJs não precisam atualizar ou substituir suas plataformas giratórias que já possuem em casa. Além disso, ele pode ser facilmente transportado para qualquer lugar. Veja o vídeo oficial do projeto a seguir. 

A empresa diz que os transmissores do Phase devem durar até 10 horas com uma carga e está trabalhando para aumentar ainda mais a vida útil da bateria. O dispositivo deve estar disponível para compra no verão norte-americano por cerca de US$ 300. Para saber mais sobre o projeto, é só acessar o site oficial através deste link. 

Será que esse gadget vai substituir as tradicionais agulhas? Conte para a gente nos comentários abaixo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.