Grupo consegue quebrar proteção antipirataria de jogo da Windows Store

1 min de leitura
Imagem de: Grupo consegue quebrar proteção antipirataria de jogo da Windows Store

Já faz alguns anos que a Microsoft passou a lançar todos os jogos que antes eram exclusivos dos consoles Xbox, também para o PC. Esses lançamentos, no entanto, só estão disponíveis para compra através da Microsoft Store, o que sempre dificultou a pirataria. Mas isso acabou de mudar.

O grupo CODEX conseguiu quebrar a proteção do jogo Zoo Tycoon: Ultimate Animal Collection, um simulador em que você é responsável por criar e gerenciar um zoológico. É a primeira vez que alguém faz isso em um título que utiliza a Plataforma Universal Windows (UWP, na sigla em inglês).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Embora não seja nem de longe tão conhecido quanto franquias mais populares da Microsoft, como Halo e Gears of War, Zoo Tycoon se provou um desafio por contar com cinco camadas diferentes de DRM. Ainda assim, é preciso ter uma versão atualizada do Windows 10 e impedir o game de tentar acessar a internet para jogar.

Uma captura de tela.

Além das barreiras usuais, presentes em todos os jogos da Microsoft, Zoo Tycoon utiliza o Arpex, um sistema de proteção semelhante ao Denuvo, presente nos grandes lançamentos de vários estúdios. O grupo ainda não explicou onde estava exatamente a falha de segurança que foi explorada.

Outros jogos que fazem parte do programa Play Anywhere, da Microsoft, já apareceram em sites de compartilhamento, mas eles costumavam usar brechas nas versões de demonstração para rodar o game até o final. Agora, o CODEX pode ter aberto as portas para que a proteção antipirataria deles e a de outros aplicativos da Windows Store também sejam quebradas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.