Galeria de fotos e vídeos do Android sumiu? Veja o que fazer

2 min de leitura
Imagem de: Galeria de fotos e vídeos do Android sumiu? Veja o que fazer

Sua galeria de fotos e imagens simplesmente sumiu do seu celular Android? A boa notícia é que na maioria das vezes esses arquivos não sumiram de uma vez por todas do aparelho. Há uma chance elevada de recuperá-los sem a necessidade de apelar para a instalação de programas. E é justamente isso que vamos ensinar neste passo a passo. Confira.

Como recuperar galeria de imagens e fotos do Android

1º passo – conecte seu celular em um PC e vá até o armazenamento interno do aparelho. Em seguida, apague o “Arquivo nomedia”. Caso não consiga visualizar este último item, vá em “Exibir” - localizado na barra de ferramentas, no topo da tela - e marque a caixa “itens ocultos”.

Recuperar imagens no Android

2º passo – os próximos passos serão feitos no próprio dispositivo móvel. Por isso, será preciso desconectá-lo do computador. Feito isso, em seu celular, vá até a parte de “Configurações”, deslize a tela e abra a seção de “Aplicativos”.

Recuperar imagens no Android

3º passo – deslize a tela para a esquerda até abrir a aba que exibe todos os aplicativos em execução. Depois, mais abaixo, toque o botão de “armazenamento de mídia”.

Recuperar imagens no Android

4º passo – na nova tela aberta, limpe os dados de mídia.

Recuperar imagens no Android

5º passo – repetindo a mesma operação anterior, na parte de “Aplicativos”, deslize a tela até localizar a opção “Galeria”.

Recuperar imagens no Android

6º passo – abra a seção de galeria e limpe os dados disponíveis.

Recuperar imagens no Android

7º passo – por fim, reinicie seu celular.

A operação não funcionou, e agora?

Ainda não conseguiu visualizar a galeria? Nesse caso, pode ser necessário tirar uma nova foto com a câmera do celular, para que a pasta de imagens e vídeos retorne. Caso ainda assim esses arquivos não voltem a ser exibidos, também é possível fazer esta operação: Configurações > Armazenamento > Imagens e vídeos > Galeria. Mesmo se isso tudo não funcionar, tente repetir o passo a passo do tutorial acima.

Backup automático pode ser um bom mecanismo de segurança

Uma boa maneira de manter suas fotos e vídeos sempre seguros é configurar seu aparelho para que ele faça backup automático. Para isso, basta ir em “Configurações”, depois em “Fazer backup e redefinir” e ativar uma conta Google. Essas imagens poderão ser acessadas em um PC por meio de seu login e senha. Também poderão ser visualizadas no aplicativo Google Fotos em seu smartphone. Esse armazenamento em nuvem pode ser usado de modo gratuito ou pago.

Ainda há outras alternativas com várias opções de planos para esse tipo de serviço, como é o caso do Dropbox e Microsoft OneDrive. Independentemente de qualquer uma delas, o ideal é que a configuração de backup automático seja feita assim que o aparelho for usado pela primeira vez e/ou sempre que for feito um novo reset. Dessa forma, suas fotos e vídeos estarão sempre à mão, caso algo inesperado aconteça com seu celular.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.