Aprenda a utilizar o modo convidado no seu Android

1 min de leitura
Imagem de: Aprenda a utilizar o modo convidado no seu Android

Muita gente tem o hábito ou necessidade de "guardar a vida" no celular com todas as informações pessoais possíveis. Por isso, quando alguém pede para usar seu telefone, pode ser que você fique um pouco desconfortável diante da possível ou inevitável curiosidade alheia. Mas, se você tiver um Android, dá para evitar esses constrangimentos; basta usar o modo convidado do aparelho.

Antes de começar, vale dizer que ele não está disponível para todas as versões do Android. O recurso pode ser utilizado para quem utilizar o sistema operacional a partir do Android 5.0 Lollipop. O caminho para configurar também pode ser diferente de acordo com o aparelho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. Acesse as configurações do telefone no ícone de engrenagem. Em seguida, procure “usuários” para acessar os ajustes.

2. Toque na opção “Convidado” e “Adicionar convidado”.

3. Agora que o convidado está configurado, basta acessar o ícone da conta de usuário na tela inicial. Em alguns aparelhos, é possível alternar entre as contas principais e de convidado acessando diretamente este ícone.

A função de modo convidado resolve o problema da sua privacidade, já que a outra pessoa não pode acessar suas mensagens, aplicativos, contatos, fotos etc. É como uma versão restaurada do telefone: o convidado pode fazer ligações e utilizar a internet e outros recursos, mas sem acesso a informações e arquivos pessoais. Pode ser suficiente para evitar situações embaraçosas e dar um balde de água fria nos curiosos.

Mas caso você precise emprestar seu telefone com alguma frequência, por motivos pessoais ou até profissionais, existe outra opção no Android: adicionar usuário. Você segue os mesmos passos para adicionar outra pessoa no modo convidado, mas inclui outro usuário. É necessário configurar o espaço para esse usuário adicional.

Se você não tiver o recurso de modo de convidado no seu Android, há outra alternativa que pode te ajudar. O modo de privacidade está disponível em muitos aparelhos e não é complexo de utilizar. Acesse as configurações do telefone e procure por "privacidade e segurança", ou item similar, e ative o modo privado.

A partir daí, basta selecionar os arquivos e as pastas que deseja proteger e escolher a opção de mover para o modo privado. Eles só poderão ser abertos com a sua senha.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.