Novo recurso do Chrome para Android economiza dados da rede móvel

1 min de leitura
Imagem de: Novo recurso do Chrome para Android economiza dados da rede móvel

O Chrome para Android testa uma novidade que ajudará a poupar alguns megabytes do seu plano de dados. Chamado de Blink LazyLoad, o recurso evita que uma página seja totalmente carregada, baixando o conteúdo apenas conforme você rola a página. Em suma, apenas aquilo que importa será transferido para o seu dispositivo.

Essa função é bastante útil especialmente em uma época na qual os sites estão repletos de conteúdo que vão além do texto ou das imagens de uma postagem. Links relacionados, anúncios e afins que aparecem ao final de uma publicação, como acontece aqui mesmo no TecMundo, serão carregados apenas se você mover a barra de rolagem até lá.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Pode parecer pouca coisa, mas para quem depende das redes móveis e tem um plano limitado, a novidade deve trazer uma economia notável. Quanto menos conteúdo desnecessário for carregado via 3G/4G em seu dispositivo, mais sobrará do pacote para ser usado naquilo que realmente importa.

Duas partes

O Blink LazyLoad conta com duas partes: LazyFrames e LazyImages. O primeiro retarda o carregamento de frames de terceiros, com dimensão superior a 4x4, não marcados com as predefinições display:none ou visiblity:hidden ou então não posicionados off-screen com coordenadas X ou Y negativas, informa o SlashGear.

Já o recurso LazyImages faz com que as imagens sejam substituídas por um bloco em branco a fim de não desconfigurar a formatação do texto. E o espaço fica assim até que o carregamento da imagem seja solicitado pelo usuário — o mesmo acontece com imagens de fundo, informa a publicação.

Atualmente, o LazyLoad está disponível apenas na versão prévia para desenvolvedores do Chrome para Android. O recurso será ativado por padrão no navegador, mas cada usuário poderá desativá-lo manualmente. Quem quiser testar a novidade, basta fazer o download do Chrome Dev.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.