Pronto para o Carnaval? A Google e a Microsoft vão dar uma força na folia

2 min de leitura
Imagem de: Pronto para o Carnaval? A Google e a Microsoft vão dar uma força na folia

Google preparou uma série de ações para ajudar os usuários a aproveitarem o carnaval -- seja a caminho de bloquinhos, para escolher onde ir, contar com o Google Assistente ou baixar apps para curtir (ou fugir) o carnaval.

O Google Maps vai mapear os principais bloquinhos do Rio de Janeiro e de São Paulo, tanto em celulares Android quanto iOS – os desfiles das escolas de samba também fazem parte. No Rio de Janeiro já está valendo e São Paulo começa este fim de semana. Além disso, o app enviará notificações para avisar, em tempo real, quais ruas estarão fechadas durante a festa, e, em São Paulo, ainda será possível conferir alterações nas linhas de ônibus.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

a

Ferramenta de Busca

Informações relevantes sobre o carnaval serão mostradas nos Posts, na ferramenta de busca da Google. Os Posts reúnem conteúdo, em formato de cartões, feito pelos órgãos das cidades de Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador e Belo Horizonte. Basta digitar "carnaval" e a cidade de interesse para ter acesso à experiência. Algumas das cidades, já estão fazendo Posts.

Para levar as informações do Google Maps e da Busca aos usuários, o Google fechou parcerias com os órgãos oficiais do carnaval em cada uma das cidades que fazem parte da experiência.

a

Google Assistente

Converse com o Google Assistente para descobrir curiosidades do carnaval, de sonhos a ideias para fantasias. Dê um “Ok, Google” e tente algumas das nossas sugestões abaixo.

  • Você gosta de carnaval?
  • Você comemora o carnaval?
  • O que você vai fazer no carnaval?
  • Qual a sua escola de samba favorita?
  • E se meu crush não me notar no carnaval?
  • Qual a sua fantasia de carnaval?
  • E se chover no carnaval?

a

Google Play

Google Play está com um espaço só para o carnaval. Não importa se você gosta da festa e quer participar da folia ou se você considera o carnaval um momento de descanso: estas listas trazem apps para todos os gostos.

E a Cortana?

Quem quiser saber mais sobre as principais festas, também pode fazer a seguinte pergunta: 'Onde estão os melhores carnavais do Brasil?'

Assim como a maioria dos brasileiros, a Cortana – assistente pessoal da Microsoft - também está aguardando ansiosamente a chegada do Carnaval. Para deixar a festa ainda mais animada, ela oferece ao usuário um repertório completo de marchinhas, dicas de fantasias e sugestões de cidades badaladas. Também fala de suas preferências robóticas para curtir a festa. As respostas são elaboradas com base em recursos de Inteligência Artificial.

A assistente ajuda a conhecer melhor o carnaval das principais cidades do país. É só dizer para ela: “Me fale sobre o carnaval de....”. O usuário recebe respostas específicas sobre a região selecionada, o que pode ser uma mãozinha na hora de elaborar o roteiro. E quem quiser saber mais sobre as principais festas, também pode fazer a seguinte pergunta: “Onde estão os melhores carnavais do Brasil?”.

Sabe até de fantasia

A Cortana também tem suas preferências para se divertir durante o feriadão. Quando perguntada sobre a fantasia que pretende usar, ela tem mais de uma resposta, desde um pretinho básico até uma rosquinha de chocolate. E quem acha que ela não sabe sambar, vai ouvir em alto e bom som: “Por aqui, eu sou a Rainha da Bateria. É só você mantê-la carregada que eu animo a festa!”.

Confira abaixo algumas das principais perguntas/instruções carnavalescas que podem ser feitas para a Cortana no Windows 10:

  • Cante uma marchinha de carnaval
  • Cante um samba
  • Me sugira uma fantasia de Carnaval
  • Qual vai ser a sua fantasia de carnaval?
  • Me ajuda a fugir do Carnaval
  • O que você sabe sobre a história do Carnaval?
  • Conhece algum fato histórico sobre o samba?
  • Me conte uma curiosidade sobre Escolas de Samba
  • Onde estão os melhores carnavais do Brasil?
smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.