Google estaria criando um Android “mais fechado” e com atualizações rápidas

2 min de leitura
Imagem de: Google estaria criando um Android “mais fechado” e com atualizações rápidas

De acordo com informações reverberadas na comunidade do XDA Developers, a Google estaria trabalhando em uma grande atualização para o Android em 2018. De acordo com Mishaal Rahman, membro da equipe do XDA, a empresa estaria focando em dois novos pilares para o Android 9, supostamente conhecido atualmente como “Pie”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O primeiro desses tópicos seria o que ele chama de atualizações via “Google Unified Push” (GUP). Isso basicamente consiste em uma versão mais centralizada e avançada do Project Treble, lançado com o Android Oreo 8.0. Esse recurso da mais recente versão do Robô essencialmente permite que as fabricantes de smartphones enviem atualizações profundas para seus smartphones que já estão no mercado aplicando mudanças apenas no segmento do software que precisa ser modificado. Para isso, o SO se tornou mais compartimentalizado, permitindo essas alterações pontuais. Só que a Google não obrigou as fabricantes a adotarem esse recurso, e a maioria delas acabou pulando essa parte do Oreo ao atualizar seus atuais celulares para o novo software.

Atualizações seriam distribuídas diretamente pela Google assim que estivessem disponíveis para os dispositivos compatíveis

O GUP seria uma versão obrigatória do Treble, mas seria um tanto mais drástica. Com o GUP, as atualizações seriam distribuídas diretamente pela Google assim que estivessem disponíveis para os dispositivos compatíveis. Isso significa que os usuários receberiam novo software muito mais rápido e sem intermédio das fabricantes. Não sabemos, contudo, se a Google ainda permitiria modificações na interface por parte de empresas como Samsung, LG e por aí vai.

O segundo grande pilar do Android 9 seria uma série de limitações no código do sistema. Em outras palavras, desenvolvedores que gostam de brincar com APIs ocultas, recursos de acessibilidade do sistema e outros elementos mais profundos do Android não conseguiriam mais ter acesso a esses elementos. Isso estaria sendo feito para melhorar a segurança do Android, visto que os serviços de acessibilidade são frequentemente explorados por apps maliciosos para tomar controle de aparelhos sem que os usuários tenham conhecimento.

Comunidade de desenvolvedores teme que a Google comece a tomar atitudes similares às da Apple quanto ao Android

Por conta desse tipo de limitações, a comunidade de desenvolvedores teme que a Google comece a tomar atitudes similares às da Apple quanto ao Android, limitando cada vez mais o sistema até que ele fique bastante fechado. Não se espera, entretanto, que o Robô se torne algo tão “trancado” e conservador quanto o iOS, mas quem gosta de experimentar com o sistema da Google certamente vai sentir o impacto nos próximos anos.

É interessante destacar que, apesar de a Google trabalhar com o Android em cima do kernel do Linux, a empresa não é obrigada a ter um software tão aberto quanto ele é hoje. Ao que parece, a companhia acredita que fazer esse “fechamento” parcial seja uma forma de melhorar a experiência do usuário quanto a atualizações e segurança. Tudo isso, entretanto, pode acabar impactando na capacidade de desenvolvedores e fabricantes personalizarem o software. O que não sabemos no momento é até que ponto isso pode ser um problema.

O que você acha?

Nos diga o que você pensa sobre isso na seção de comentários. A Google está certa ao deixar o Android “mais fechado” se o objetivo for entregar atualizações mais rápidas e mais segurança para o usuário final?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.