iOS 11 já está presente em 65% dos smartphones e tablets da Apple

1 min de leitura
Imagem de: iOS 11 já está presente em 65% dos smartphones e tablets da Apple
Imagem: digitaltrends

A Apple publicou ontem (18) em sua página de suporte a desenvolvedores as novas estatísticas de uso do iOS pelo mundo. Segundo a empresa, 65% dos iPhones e iPads já contam com a versão mais recente do sistema operacional, o iOS 11. Essa versão do software foi lançada para o grande público em setembro do ano passado, cerca de quatro meses atrás.

A adoção do iOS 11 tem sido mais lenta do que aconteceu com o iOS 10 entre 2016 e 2017

Isso quer dizer que a adoção do iOS 11 tem sido mais lenta do que aconteceu com o iOS 10 entre 2016 e 2017. Em janeiro do ano passado, por exemplo, o iOS 10 já estava rodando em mais de 76% dos aparelhos da Maçã, mais de dez pontos percentuais acima do que foi registrado neste mês para o iOS 11.

Apesar disso, a adoção do iOS cresceu nos últimos dois meses. De dezembro para janeiro, o iOS 11 instalado em 6% mais smartphones e tablets. Desde novembro, a conta aumentou 13%.

apple

Receio?

É possível que relatos de instabilidade nos primeiros meses e também os problemas nas baterias de iPhones antigos ativados por atualizações de software tenham deixado os usuários receosos com a atualização. Fora isso, duas das últimas atualizações menores do iOS 11 liberadas pela Apple chegaram para corrigir problemas de segurança graves. O 11.2.1 foi lançado para estancar uma brecha de segurança no HomeKit que permitia acesso indevido a acessórios que usavam esse protocolo, e o 11.2.2 mitigou os efeitos do Spectre, um problema de segurança que afetou praticamente todos os eletrônicos modernos que usam processadores.

Em dezembro, o iOS 11.2 trouxe algumas novidades em questão de ferramentas, mas parece que isso não foi o suficiente para melhorar a taxa de adoção da nova versão do sistema. Seja como for, 65% em quatro meses é um número excelente. Para título de comparação, o Android Oreo 8.0, que foi lançado pela Google em agosto de 2017, só chegou a 0,7% dos dispositivos Android em atividade pelo mundo. Assim como o novo iOS, a mais recente versão do Robô também enfrenta uma taxa de adoção atipicamente baixa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.