Novo no iPhone? Conheça 7 recursos do Mail para facilitar sua vida

4 min de leitura
Imagem de: Novo no iPhone? Conheça 7 recursos do Mail para facilitar sua vida

Os smartphones da Apple possuem muitos recursos que facilitam o dia-a-dia de seus usuários, e o Mail do iPhone não fica para trás quando o assunto é funcionalidade e rapidez. O app de e-mail próprio da marca pode satisfazer muito bem as necessidades dos usuários e está na hora de você conferir alguns dos recursos que tornam o Mail um app ótimo para uso diário quando se quer agilidade ao visualizar, responder ou criar e-mails.

Se você é novato no iOS e quer entender mais como usar alguns dos principais recursos do app, confira as dicas que separamos:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. Lixeira e Arquivamento

A primeira funcionalidade do app permite facilmente mover itens para lixeira ou arquivar. Isso permite que o usuário possa focar nos assuntos que são importantes e descartar da caixa de entrada do Mail mensagens não relevantes como spam ou confirmação de acesso, compras online.

O controle que o usuário tem sobre essa ferramenta é mais seguro do que os encontrados em plataformas como Gmail por exemplo. Isso porque a opção de enviar para a lixeira precisa de dois passos, deslizar o item desejado para o lado pré-definido no sistema e então selecionar a opção “apagar”.

O modo que o iOS permite alterar estas configurações pré-definidas de arquivar e excluir e-mails é muito simples, basta ir ao app de Ajustes > Contas e Senhas > Mail > Avançado.

Tutorial

2. Rascunhos

Visualizar os aqueles e-mail que foram criados para serem conferidos e posteriormente enviados é simples, o app do iPhone permite que com um simples toque você possa visualizar todos os seus rascunhos e então editá-los ou revisá-los antes de enviar.

O usuário necessita somente pressionar levemente o botão “criar e-mail” no canto inferior direito no app do Mail e então poderá ter acesso a todos os seus rascunhos.

Mail

3. Notificações - Priorizar e-mails.

Uma ferramenta para pessoas um pouco ansiosas quando o assunto é aguardar uma resposta na caixa de e-mail. Por isso o destaque das notificações no aplicativo do iPhone é excelente e satisfatório para quem utiliza no dia-a-dia de trabalho.

No aplicativo Mail o usuário pode optar por colocar prioridade em e-mails que sejam importantes, ou seja, é possível que possa ativar no app a ação “Notifique-me”, que nada mais é que um alerta específico para uma resposta importante que esteja esperando.

Ter acesso a esse alerta do iOS é fácil, você pode deslizar o dedo sobre o e-mail desejado e clicar na opção “Mais…” onde encontrará o recurso Notifique-me, além de outras ótimas ferramentas dispostas nessa aba.

Mail

4. Adicionando anexos

Uma das coisas que alguns usuários do iOS e outros que migram para o sistema não sabem é como inserir um anexo em um e-mail. Isso porque no aplicativo do Mail não existe nenhum botão parecido com o qual estamos acostumados que tem o desenho de um clipe.

No Mail o usuário apenas precisa dar dois cliques no corpo da mensagem para que seja mostrado o selecionar/selecionar tudo, ao clicar na setinha para o lado o app lhe mostrará as opções de inserir anexo, inserir imagem ou vídeo e também de inserir desenho.

Mail

5. Responder e-mails com marcações/sugestões

Um recurso bem interessante no iOS é permitir que o usuário responda um e-mail que tenha uma imagem ou PDF anexado com marcações. É uma ótimo aliado daqueles que precisam revisar tarefas ou realizar trabalhos em equipe, possibilitando que sejam inseridas na imagem ou PDF algumas sugestões de alterações e esclarecendo algum assunto.

Fizemos um teste para mostrar como ter acesso e ensinar como a ferramenta funciona. Assim como as funções descritas anteriormente, acessar este recurso de anexar marcação em uma imagem ou arquivo PDF não é difícil, basta o usuário clicar uma vez sobre o conteúdo anexo ao e-mail e escolher como prefere fazer as suas anotações.

As sugestões podem ser feitas de diversas maneiras, desenhando sobre a imagem a mão livre, utilizando a ferramenta de lupa para dar destaque a um item importante no anexo ou escrever algumas linhas se achar melhor.

Mail

6. Encontrar e-mail com a Siri

Em alguns casos perdemos muito tempo tentando encontrar um e-mail importante entre tantos recebidos no decorrer do dia, com o app Mail do iOS você não precisa de preocupar em explorar toda sua lista de mensagens recebidas para encontrar a que você em busca.

O aplicativo permite que você controle tudo através do sistema Siri, tornando a experiência mais enriquecedora. O usuário ao invés de colocar o título do e-mail, nome do contato para encontrar uma mensagem importante pode simplesmente ativar a Siri e usá-la para fazer este trabalho. Os comandos para acessar esse recurso necessita apenas que o usuário interaja com a Siri e diga para ela “procurar”, “encontrar” ou “mostrar” um e-mail específico apenas falando o título do e-mail ou o nome do contato. Por exemplo “Siri, encontre o e-mail de…” e o sistema irá vasculhar sua lista de mensagens e encontrar o que está precisando.

Mail

7. Ferramenta recolher e esconder

Esta é uma função para quem gosta de deixar sua caixa de entrada no Mail organizada. Quando constam muitas mensagens na tela de entrada do app fica difícil ler todos os e-mails, isso porque aqueles que já foram lidos continuam entre os não lidos.

Pensando nisso, a função recolher, comprimir ou esconder no iOS reúne todas as mensagens lidas e possibilita que o usuário as esconde, deixando visível apenas aqueles e-mails que não foram abertos.

Pode ser que a função contrair não esteja ativado em seu iPhone, mas você pode ir até os Ajustes > Mail e selecionar a opção “Contrair Mensagens Lidas” pronto já está feito.

Mail

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.