Lightroom, da Adobe, agora usa inteligência artificial para editar fotos

2 min de leitura
Imagem de: Lightroom, da Adobe, agora usa inteligência artificial para editar fotos

A Adobe liberou recentemente atualizações para o seu ecossistema de edição de fotos Lightroom CC (incluindo versões para Mac, Windows, iOS, Android e web, bem como Lightroom Classic CC e Adobe Camera Raw). Dentre as novidades mais interessantes está as configurações automáticas, que agora passam a utilizar inteligência artificial (IA), machine learning e redes neurais - tecnologia conhecida como Adobe Sensei - para trazer melhores resultados nas edições de imagens.

Para fotógrafos, esse pode ser um update interessante, visto que geralmente eles passam longe dessas configurações automáticas exatamente por não trazerem o tipo de ajustes adequados. "O novo Auto Settings cria uma imagem melhor a partir da análise da sua foto e a compara com centenas de fotos editadas profissionalmente para elaborar uma imagem mais bonita e agradável", afirma Sharad Mangalick, gerente de produtos sênior da equipe de Imagem Digital da Adobe, em um post no blog da empresa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

adobe lightroom

Isso significa que, ao invés de tentar advinhar qual a configuração melhor para colocar na imagem, a câmera compara a cena com uma porção de fotos já editadas e baseia sua decisão em exemplos reais. Claro que isso não significa que todas as imagens sairão já definidas de forma impecável, mas as melhorias são consideráveis e podem reduzir o tempo de pós-edição. Para amadores, as vantagens estão em tirar fotos mais bonitas.

O que mais esperar da atualização?

Dentre outras novidades, está o "Split Toning", que permite editar efeitos nas cores, criando imagens no estilo preto e branco e sépia, por exemplo. Também é possível mudar a data da captura das fotos - assim, é possível garantir que as imagens estarão organizadas corretamente mesmo que o fotógrafo tenha se esquecido de modificar o fuso horário.

adobe lightroom

Também é possível habilitar o full screen para visualizar imagens.

Para dispositivos Android, a atualização traz um maior controle de gerenciamento de storage. Além disso, o app recebeu correção de bugs e, com isso, erros que impediam que usuários de smartphones Huawei importassem imagens, bem como usuários do Pixel 2 exportassem fotos foram resolvidos. Além disso, usuários de Samsung agora podem instalar versões anteriores do programa normalmente.

Para usuários iOS, o update permite criar e personalizar marcas d'água para serem inseridas automaticamente quando uma imagem for exportada do Lightroom CC. A atualização também trouxe melhorias na qualidade de imagens capturadas no modo HDR.

Para saber mais recursos disponíveis com a atualização, visite o blog da Adobe.

Adquira o Adobe Creative Cloud e tenha acesso a todos os softwares, clique aqui e confira.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.