Conheça os superpoderes e detalhes do novo Android Oreo 8.0

3 min de leitura
Imagem de: Conheça os superpoderes e detalhes do novo Android Oreo 8.0

Android Oreo 8.0 foi lançado este ano e descrito com a maior pinta de super-herói. A promessa é de ser duas vezes mais rápido no boot inicial, entre outros superpoderes como utilização de dois apps simultaneamente, preenchimento automático mais inteligente, mais segurança entre os aplicativos, além de diminuição da atividade em segundo plano, para economia de bateria.

A ansiedade para experimentar o sistema operacional parece estar chegando ao fim, para todos. Aparelhos Pixel e Nexus tiveram prioridade nessa fila, mas muitos dos fabricantes parceiros já iniciaram os testes, ou estão programando para fazer a atualização, a qualquer instante. São eles: Essential, General Mobile, HMD Global Home of Nokia Phones, Huawei, HTC, Kyocera, LG, Motorola, Samsung, Sharp e Sony.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além de novas funcionalidades (listadas, abaixo), temos também um novo time de Emojis, que foram todos redesenhados. Junto com a medida, saiu até uma carta de despedida engraçadinha para as antigas figuras. Quem quiser, pode ler aqui, em inglês.

 oreo

Função picture-in-picture

A função picture-in-picture (PiP) permite que você assista a um vídeo, ao mesmo tempo que usa outros aplicativos. Para usar a função pelo Chrome, por exemplo, ao dar o play em um vídeo e após colocar em modo full screen, é só tocar no botão home. O vídeo, então, ficará em miniatura, ainda em execução, e você poderá mover a janela para qualquer canto da tela, enquanto usa outros aplicativos. Quando não quiser mais assistir, é só deslizar e arrastar a janela para a parte inferior na tela.

No Google Maps, a função picture-in-picture já começa a ser executada só de iniciar a navegação. A função é muito interessante também para ligações/chamadas em vídeo. Para usar, basta fazer a ligação, tocar no botão home e a imagem ficará em miniatura. A única diferença para os vídeos é que ao deslizar a janela da ligação para baixo, a chamada será encerrada (os vídeos continuam na aba de notificações).

1

Adiar notificações

Com o Android Oreo, é possível adiar notificações de mensagens ou e-mails que não queremos acessar imediatamente. Com um deslize para a direita na notificação, basta tocar no ícone de relógio e selecionar a quantidade de tempo que gostaria de adiar, para lidar com aquela notificação mais tarde. Além disso, as notificações estão ocupando menos espaço. Ao tocá-las é possível ler por completo, mas em geral, aparecem minimizadas.

Aviso de notificações

Quando houver alguma novidade em um aplicativo, junto aos ícones aparecerão pontos indicando o número de notificações pendentes. Ao tocá-los, você consegue ver na mesma tela do que se trata o aviso e descartar, se quiser, arrastando para o lado. A função pode ser desabilitada.

 2

Economia da bateria

A bateria tem novas configurações que permitem uma maior duração. O Oreo consegue evitar o uso excessivo e involuntário da bateria nos aplicativos que estão em segundo plano (processos que ocorrem sem interação com o usuário).

WiFi automático

Aquele desespero de esquecer de ligar o WiFi depois de já estar em casa há uns trinta minutos, parece que será resolvido, também. Quando você desativa o WiFi ao sair de casa, não é mais necessário ligar novamente, ao voltar. O Oreo vai fazer esse serviço pra você automaticamente, assim que você se aproximar de uma rede segura e conhecida.

Segurança nos apps

A verificação de aplicativos para uma maior segurança do usuário é uma das medidas do Google nesta atualização, por meio do Google Play Protect, que já vem incorporado. Nas Configurações (que também foram redesenhadas, com categorias diferentes), ficam disponíveis as informações sobre a frequência em que os aplicativos estão sendo verificados e quando a vistoria ocorreu, pela última vez.

 protect

Ferramentas de seleção de texto

O Oreo pode identificar informações como números telefônicos e endereços, tornando mais fácil o momento de selecionar este tipo de textos. Ao tocar duas vezes naquilo que quer selecionar, o dado completo já será grifado para a cópia.

Formato dos ícones

Os ícones dos aplicativos poderão ter seus formatos modificados de acordo com a preferência do usuário, sem precisar instalar nada. A informação é de que existem quatro opções de formatos, nas configurações. Seriam elas: formato quadrado, redondo, quadrado "arredondado", ou formato de gota.

Novos Emojis

O Google redesenhou os emojis do Android, segundo o blog da empresa, para garantir uma “comunicação mais consistente”. Além do estilo, a coleção vem com 60 novos emojis.

 emnoji

Preenchimento automático em apps

A velocidade não será melhorada apenas na hora de ligar o aparelho. Para deixar tudo mais rápido, o login em seus aplicativos poderá ser feito usando a função de preenchimento automático. O Google poderá salvar e preencher sozinho seus dados e senhas, tudo com sua autorização prévia.

Instant Apps

Instant Apps está presente de forma nativa, com o Oreo. Ele possibilita o uso de aplicativos nativos Android (ou apenas uma de várias funcionalidades do app) que podem ser executados instantaneamente por meio de um URL, sem precisar de instalação no aparelho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.