Se você é um usuário que possui o Office 2016 ou alguma versão posterior, vai gostar deste post. Recentemente, o Excel incorporou um recurso que pode ser útil para muita gente: agora, é possível inserir objetos em 3D nas planilhas produzidas no programa. 

A primeira versão do Excel foi lançada na década de 80, e era bem básica - e um dos recursos disponíveis era o das formas. Eram objetos simples, como setas indicativas, balões de pensamento, rostos sorridentes e outros desenhos que podiam ser colocadas nos documentos. Assim, essa novidade pode ser vista como uma evolução delas, que agora se tornaram objetos de três dimensões e personalizáveis.

 O mais bacana dos objetos 3D é que eles podem ser movidos pelo usuário em qualquer direção e ângulo, o que com certeza vai te ajudar a ver cada detalhe e ângulo do objeto que está sendo utilizado. Pense numa peça de uma máquina ou um carro, por exemplo: não seria bem melhor se fosse possível visualizar o objeto em todos os ângulos possíveis?  

E aí, curtiu a novidade? Confira no tutorial abaixo como começar a usar objetos 3D no Excel do seu computador: 

  • Abra o Excel.
  • No menu da parte superior da tela, vá na guia “Inserir”. Você verá alguns recursos listados.
  • Em seguida, clique em “Modelos 3D”.

1

  • Agora, é só escolher se você vai utilizar um arquivo do seu próprio computador ou se irá buscá-lo online. 

2

Caso você escolha procurar algum arquivo bacana online, você verá uma janela com os modelos que estão disponíveis atualmente. Depois de selecionar o modelo que você irá usar, é possível utilizar os controles da tela para deixá-lo no melhor ângulo ou até mesmo colocá-lo atrás das células da planilha. 

Por enquanto, só há um repositório com as imagens, mas é importante lembrar que o recurso é bem recente. Assim, é bem provável que haverá mais modelos sendo adicionados futuramente. O recurso de modelos 3D também está disponível para outros aplicativos do pacote Office, como o Powerpoint.

Para utilizar os modelos 3D, é preciso ter a versão 2016 dos programas ou posterior.