Files Go libera espaço de dispositivos Android com um toque

2 min de leitura
Imagem de: Files Go libera espaço de dispositivos Android com um toque

A Google liberou um novo aplicativo criado com a finalidade de ajudar o usuário a gerenciar o espaço disponível dentro do aparelho. Chamado de Files Go, o app mostra todas as aplicações que o usuário tem instaladas no aparelho e a quantidade de espaço que cada uma delas está ocupando. A ideia é que, se você precisar dar aquela limpada básica no cache, é só selecionar os dados, apertar um botão e pronto. Ou sabe aquele aplicativo que você baixou para ver como era e nunca mais lembrou dele? O Files Go te ajuda nisso também, exibindo todos os apps que você não utiliza há tempos e assim, você pode liberar espaço para outras instalações.

Aliás, o Files Go notifica o usuário exatamente sobre esses pontos: aplicativos que não foram utilizados nos últimos 30 dias, e também sobre apps com uma grande quantidade de arquivos em cache desnecessários ou até mesmo duplicados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1

De acordo com vice-presidente da Next Billion Users Team do Google, Caesar Sengupta, o aplicativo é especialmente interessante para aparelhos que possuem pouco espaço de armazenamento. “Todos os dias, milhões de smartphones ficam sem espaço. Enquanto celulares com 16 GB ou 32 GB de storage estão se tornando populares, muitos smartphones no mundo ainda possuem armazenamento de 4 GB. E com a quantidade de imagens, vídeos, apps e documentos que continuam se amontoando, em algum momento isso se torna uma bagunça - e é difícil achar o que você precisa, quando precisa, e o seu aparelho começa a ficar lento e a travar”, comenta o executivo em postagem no blog da empresa. O Files Go, portanto, vem para tentar solucionar essa situação.

O aplicativo está disponível para a nova versão do Android Oreo (8.0) -, mas também é compatível com versões antigas do sistema, podendo ser baixado por usuários na Google Play a partir do Lollipop (5.0).

“Eventualmente, todos chegaremos no momento em que teremos de escolher o que manter ou excluir” - Caesar Sengupta, vice-presidente da Next Billion Users Team do Google.

Abaixo você confere mais algumas funcionalidades do Files Go.

Gerenciamento de arquivos

Esse recurso é meio óbvio, porque o Files Go foi criado para gerenciamento de arquivos, não é mesmo? Mas o que isso quer dizer exatamente? Claro que você pode excluir e verificar o tanto de espaço que cada app está ocupando no seu aparelho, bem como limpar o cache quando necessário. Mas também é possível enviar dados para o Google Drive ou para o Dropbox, antes de excluí-los definitivamente do dispositivo. Nesse sentido, o Files Go te dá uma mãozinha com o backup.

2

Transferência de arquivos

Para usuários do iOS, da Apple, é possível transferir arquivos diretamente para uma ou mais pessoas por meio do AirDrop. O Files Go permite que os usuários Android façam o mesmo. Sem contar a grande vantagem por trás desse tipo de mecanismo de compartilhamento: a não utilização de dados do celular. “Testamos o Files Go por um mês, e o usuário médio está economizando 1 GB de espaço e já compartilhou muitos arquivos com outros sem utilizar dados”, comenta Sengupta.

3

De acordo com a gigante das buscas, a transferência de dados é criptografada, o que dá uma segurança maior no processo de troca de arquivos. Mas, antes de recebê-los ou enviá-los, lembre-se de que é preciso autorizar esse tipo de compartilhamento a partir da aba “Arquivos”

Notificações

Nas configurações do aplicativo, é possível escolher quais tipos de aviso você quer receber. O Files Go notifica sobre itens como: quando o storage está quase cheio, aplicativos não utilizados nos últimos 30 dias, quando arquivos estão sendo baixados, quando arquivos muito grandes de mídia estão sendo baixados, e até mesmo sobre dados duplicados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.