Inteligência artificial da Google sabe que tipo de imagem as pessoas gostam

1 min de leitura
Imagem de: Inteligência artificial da Google sabe que tipo de imagem as pessoas gostam

O desenvolvimento de inteligências artificiais de todos os tipos tem estado a todo vapor e impressionam cada vez mais por suas capacidades. A Google já utiliza essa tecnologia para realizar o reconhecimento de todos os tipos de imagem, mas está dando um passo importante à frente – se inicialmente a ferramenta da empresa era apenas capaz de categorizar fotos pelas imagens que elas continham, agora vai ser possível dizer se o que é visto está em boa qualidade ou não.

Nossa abordagem difere de outras na medida em que prevemos a distribuição das notas de opinião humana usando uma rede neural convolutiva

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Usando deep learning, os computadores da Google estão sendo treinados para entender o que agrada mais as pessoas em uma imagem – como eles podem apontar quando uma foto é de maior ou menor qualidade sem que um ser humano interfira no processo. O processo é chamado Neural Image Assessment (NIMA, ou “avaliação neural de imagem” em português).

google

Os pesquisadores responsáveis pelo projeto afirmaram: “Nossa abordagem difere de outras na medida em que prevemos a distribuição das notas de opinião humana usando uma rede neural convolutiva. (...) Nossa rede resultante pode ser usada para não apenas marcar imagens de forma confiável e com alta correlação com a percepção humana, mas também para auxiliar na adaptação e otimização de algoritmos de edição e aprimoramento de fotos em uma pipeline fotográfica”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.