Huji Cam: conheça o aplicativo que virou febre no Instagram

2 min de leitura
Imagem de: Huji Cam: conheça o aplicativo que virou febre no Instagram

O ano de 1998 foi marcante por muitos acontecimentos: entre eles podemos citar o Titanic dominando as premiações do Oscar, a França ganhando a Copa do Mundo, e as câmeras descartáveis da Fujifilm no auge do seu sucesso. E foi pensando em reviver a nostalgia das imagens dessas câmeras que o aplicativo Huji Cam foi desenvolvido e se tornou hit no Instagram.

Nova sensação entre os usuários da plataforma, o Huji traz o clima de nostalgia com efeitos de fotos antigas. O nome é uma alusão à primeira câmera descartável da Fujifilm e caiu no gosto das blogueiras e de todos que curtem um efeito vintage nas fotos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O aplicativo foi inspirado no funcionamento e no resultado obtido pelas câmeras que eram parecidas com esse modelo mais recente, a chamada QuickSnap, da Fujifilm:

Para quem gosta do resultado das câmeras analógicas, o Huji tem efeito de luz e coloca a data nos cantos das imagens. Dessa forma, tudo fica igual àquelas fotos mais antigas, em que precisávamos esperar revelar o filme para ver como haviam ficado. O app é exclusivo para dispositivos iOS e pode ser baixado gratuitamente.

Apesar de ser baseada nas câmeras descartáveis da Fujifilm, é bom esclarecer que o Huji não foi desenvolvido pela pioneira em equipamentos fotográficos. Ainda assim, os desenvolvedores levaram a sério a inspiração e incluíram detalhes que vão além de simplesmente alterar as imagens com a aplicação de filtros.

A experiência no aplicativo e funcionalidades do Huji

O Huji caiu nas graças dos usuários do Instagram, especialmente de personalidades, como Manu Gavassi.

Por exemplo, para conseguir o efeito você precisa olhar de perto o visor para poder ver a imagem ampliada enquanto segura o iPhone no modo paisagem. Contudo, quem não gostar muito desse recurso pode ajustar as configurações e alterar a visualização com toque na tela mesmo. Outro detalhe que remete ao funcionamento das fotografias de 20 anos atrás é que o resultado é surpresa porque não dá para escolher o filtro que vai ser aplicado.

As luzes aleatórias que aparecem nas fotos tiradas com o Huji podem ser desativadas, de acordo com sua preferência. A data que aparece na imagem também pode ser ajustada para você brincar e escolher se o ano que vai aparecer é o atual ou 1998. E também dá para retirar a data, mas você precisa configurar antes de fazer a foto no app. E não se preocupe em perder as imagens, porque você salvá-las automaticamente no seu iPhone. Existe a opção de aplicar o filtro do Huji nas fotos da sua galeria, mas esse recurso é pago e custa R$ 3,22.

Ou seja, os efeitos e a experiência de utilizar o Huji podem ser de câmeras analógicas, mas os recursos são personalizáveis e bem modernos.

Gostou dos efeitos de cores quentes e de alto contraste do Huji, assim como nas suas fotos lá dos anos 90? Se quiser ver como a galera está explorando o aplicativo mundo afora, basta dar uma olhada nas hashtags #huji ou #hujicam no Instagram para admirar ou se inspirar nas milhares de fotos tiradas com o app.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.