O vice-presidente executivo da divisão de Inteligência Artificial (ou artificial intelligence — AI) da Microsoft, Harry Shum, apresentou na quarta-feira (13) novidades desenvolvidas pela Microsoft para integrar os utilitários do pacote Office 365. A primeira delas é a análise de dados em tempo real de planilhas do Excel, o Insights in Excel.

“É um novo serviço que destaca automaticamente os padrões que ele detecta, o que torna mais fácil para todos explorar e analisar seus dados. Alimentado pela máquina de aprendizado, a Insights ajuda a identificar tendências, itens que se sobressaem e outras visualizações úteis, fornecendo novas perspectivas e informações úteis”, explica o comunicado oficial. O Insights deve oferecer uma prévia para os clientes Office ainda neste mês.

Office microsoft

Outra ferramenta fresquinha são os os Acronyms, que ajudam a atualizar o significa de siglas e abreviações enquanto você usa o Microsoft Word. Ela usa a máquina de aprendizado para compreender a taquigrafia utilizada nos locais de trabalho e o Microsoft Graph define termos previamente definidos via emails e documentos. A estreia acontece no Word Online, para assinantes comerciais do Office 365 em 2018.

acrônimos office

A rodada encerra com uma atualização para o calendário do Outlook mobile, que já detecta automaticamente viagens e entregas, seleciona mensagens e programa reuniões. A partir de agora, a assistente digital Cortana vai utilizar a AI com envio de notificações que já vêm com instruções de trânsito — seja de condução própria ou via transporte público —, com base na localização atual e informações de trânsito ajustadas constantemente. Disponível para iOS ainda este mês, onde a Cortana funcionar.

outlook office

Esse é mais um conjunto de lançamentos que a Gigante de Redmond vem trazendo para mostrar o poder de sua AI em funcionalidades corporativas, como a busca inteligente por textos e o “brainstorm virtual” Microsoft Whiteboard.

Cupons de desconto TecMundo: