Uma nova patente da Apple recém-descoberta pelo pessoal do site Gizmodo revelou que a empresa pensou em uma tecnologia bastante curiosa para a Siri: com isso, a assistente seria capaz de reconhecer caso você fale com ela em sussurros, e o software, por sua vez, responderia no mesmo tom.

Que usos isso teria, por sua vez? Segundo a empresa, essa tecnologia poderia ser útil em bibliotecas ou outros locais em que falar alto não seja permitido. Outro exemplo seria ao “trabalhar em um cubículo”, o que permitiria a você utilizar a Siri sem atrapalhar o público. Até mesmo o compartilhamento de informações mais sensíveis seria possível, é claro, visto que ela justamente sussurraria a resposta de volta.

Patente de reconhecimentoAcima, um diagrama de como o processo ocorreria

É preciso lembrar, no entanto, que mesmo atualmente assistentes pessoais ainda sofrem um bocado para identificar palavras um pouco diferentes. Com isso, é fácil de imaginar que adicionar o desafio extra de reconhecer um sussurro pode ser um pouco demais para a plataforma.

Se teremos a chance de ver isso em ação, por sua vez? Visto que estamos falando de uma patente, essa ideia pode nunca sair do papel – ou, no mínimo, só chegar quando a Apple encontrar uma maneira de deixar seu reconhecimento de voz um pouquinho mais preciso.

Cupons de desconto TecMundo: