Se você não gosta muito das aulas de matemática, deve sentir um arrepio só de pensar na palavra “porcentagem”. Como é que o cálculo é feito mesmo? Tem que multiplicar quem com quem? E se eu dividir, será que dá certo? São várias dúvidas que podem ser resolvidas de um jeito razoavelmente simples. 

O Excel, conhecido software de planilhas da Microsoft, possui diversas fórmulas e funções para realizar cálculos matemáticos  incluindo a porcentagem. Ufa! Você pode utilizar os métodos que vamos mostrar aqui para ver qual seria o preço de um produto depois de aplicar desconto, por exemplo — o que pode ser bem útil na hora de comprar aquele presente de Natal especial ou para verificar como ficaria o valor de uma conta com juros. 

Antes de mais nada, é importante ressaltar que utilizaremos alguns comandos básicos do Excel, como o símbolo “*” para fazer multiplicações. Para deixar os números digitados na nossa moeda, basta clicar no botão da barra de início do Excel. 

Agora, confira os tutoriais 

Calculando porcentagens básicas

Bom, vamos começar com um cálculo simples: qual seria a porcentagem de um determinado valor? 

  • Primeiro, crie uma célula para a quantidade total do valor. Depois, crie mais uma para inserir o valor da porcentagem.
  • Agora, crie outra célula. Essa vai servir para descobrir a quanto a porcentagem corresponde.
  • Para finalizar, clique na célula vazia do resultado e digite a fórmula: célula 1 multiplicada pela célula 2. Utilize “*” para fazer a multiplicação, e pronto!

Calculando descontos 

Pois é, o Natal está chegando, e nada melhor do que comprar presentes com um belo desconto, né? Mas quanto será que o desconto reduz do preço original daquilo que você quer? Para descobrir, o Excel te ajuda de um jeito bem simples: é só descobrir quanto do valor total equivale à porcentagem desejada e, depois, subtrair esse valor encontrado do total. Confira: 

  • Vamos utilizar as mesmas células do exemplo anterior. Assim, crie uma célula para a quantidade total e uma para o valor da porcentagem.
  • A fórmula agora será um pouco diferente: vamos utilizar a seguinte fórmula:  a célula com o valor total - (célula com o total * célula de porcentagem). Ficou confuso? Veja a imagem para facilitar:

Calculando acréscimos 

Vamos supor que você precisava pagar uma conta de R$ 200, mas ocorreram alguns imprevistos, e você não conseguiu fazer o pagamento em tempo. Resultado: os temidos juros apareceram. Quanto será que valem 5% de multa por atraso? Descubra no tutorial abaixo: 

  • Crie uma tabela com três células: uma para o valor total, uma para a porcentagem da multa e uma para descobrir qual é o acréscimo dessa porcentagem.
  • Depois, é só multiplicar a célula do valor total e a da multa.

  • Você vai descobrir o valor do acréscimo. Some ele ao valor da conta.
  • Pronto!

 Você pode realizar o cálculo de soma tanto manualmente quanto com o botão do próprio Excel. Basta clicar nele e inserir as células desejadas, separando-as com “;”.  

Cupons de desconto TecMundo: