Vender um eletrônico antigo é algo que vai se tornar cada vez mais comum na nossa vida e, por isso,  aprender como remover todos os seus dados e informações pessoais antes de entregar seu velho amigo na mão de outra pessoa é essencial para que a venda depois não se transforme em dor de cabeça.

A boa notícia é que o processo de limpeza do desktop ou notebook é bem simples e consiste em guardar as informações em backup, checar se alguma licença ou software precisa ser recomprado e, depois, partir para a restauração do PC.

Logo abaixo, explicamos todo o processo com mais detalhes.

Fase 1: O backup 

A parte mais demorada  porém essencial  do processo de limpeza, já que, uma vez restaurado, um usuário comum não consegue mais recuperar outro arquivo do computador.

backup pode ser realizado armazenando as informações na nuvem ou via HD externo. Na maioria das vezes, vale mais a pena fazer o backup via HD por causa do maior espaço de armazenamento que ele tem, deixando a nuvem para outros tipos de arquivos.

  • Clique na janela que abre a barra de tarefas e, ao lado, na engrenagem de Configurações: 

 

  • Depois, selecione “Atualização e Segurança” 

 

  • Clique em backup, conecte o HD que vai receber os dados e siga os procedimentos da tela 

Quando todas as informações forem transferidas para o HD, sugerimos que você faça por desencargo de consciência uma nova checagem para conferir se todos os arquivos importantes foram, de fato, selecionados. 

Fase 2:  Checagem das licenças 

Esse momento pode ser bem doloroso porque muitos jogos e softwares condicionam a licença ao computador em que o arquivo foi instalado, e não ao usuário, o que significa que, uma vez resetado, será necessário adquirir novamente o serviço.

Caso haja dúvidas sobre o tipo de licença que possui, faça pesquisas no site em que você realizou a compra ou download do software e deixe anotadas as licenças que podem ser transferidas e as que ficarão, assim a organização do novo computador se torna mais fácil. 

Fase 3: Restauração

Aqui, é importante ressaltar que esse passo a passo funciona perfeitamente para consumidores comuns: uma pessoa com pouca ou nenhuma experiência técnica não terá acesso aos equipamentos e conhecimentos necessários para restaurar algum dado que tenha sido apagado da sua máquina.

Mas o mesmo não pode ser dito de pessoas com experiência na área: hackers profissionais, de posse de um computador, podem, sim, conseguir rastrear informações mesmo após a restauração do sistema. Mas calma: isso leva um bom tempo e energia, então a chance de alguém tentar acessar suas informações como passatempo é bem improvável.

Se você acredita que seja importante, pode levar seu computador a um especialista e pedir que ele “reforce” as preocupações tomadas e limpe mesmo os dados que possam ter ficado dentro do computador. Mas, caso você não use sua máquina para criação de documentos sigilosos ou algo mais delicado, pode seguir as dicas abaixo sem problemas: 

  • Faça o mesmo caminho realizado no processo de backup (Configurações > Atualização e Segurança), dessa vez selecionando “Recuperação”. 

  •  Ao clicar em “Restaurar o PC”, aparecerão as opções de manter arquivos ou remover tudo. Selecione “Remover tudo” e siga as instruções da tela.

  •  E por último, mas não menos importante, acesse de outro aparelho — seja um computador ou um smartphone — sua conta na Microsoft. O endereço é account.microsoft.com/devices 

  • Na parte de dispositivos, selecione o antigo computador e clique em  “Remover notebook”.

Pronto: seu computador está pronto para ser entregue a um novo dono.

Cupons de desconto TecMundo: