Selfissimo: como usar o novo aplicativo da Google que faz selfies perfeitas

1 min de leitura
Imagem de: Selfissimo: como usar o novo aplicativo da Google que faz selfies perfeitas

O aplicativo Selfissimo é um dos três aplicativos do projeto Appsperiments da Google. A ideia central da iniciativa é explorar todas as potencialidades e os recursos possíveis das câmeras dos smartphones. Ao lado do Selfissimo, o Storyboard e o Scrubbies formam o conjunto de aplicativos experimentais e prometem novas formas de fotografar e compartilhar imagens.

Sendo o único aplicativo do projeto disponível tanto para iOS quanto para Android, o Selfissimo é um aplicativo de selfies automatizadas que gera uma foto assim que o usuário faz uma pose, identificada pelos algoritmos quando há uma curta parada nos movimentos naturais. Em outras palavras, é possível fazer inúmeras fotos pelo celular sem que seja necessário ficar pressionando o obturador a cada vez.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Veja o passo a passo para usar o Selfissimo

1. Baixe o aplicativo disponível na Google Play ou na App Store.

2. Ao abrir o aplicativo no seu aparelho, basta clicar em "Start" para iniciar a sessão de fotos. O Selfissimo utiliza a câmera frontal do celular como tela principal.

3. A captura das imagens é sinalizada por uma claridade instantânea assim que o usuário faz a pose.

4. Para finalizar a sessão, basta clicar em qualquer canto da tela novamente.

5. Todas as fotos tiradas serão apresentadas em miniatura. É possível descarregá-las ou compartilhá-las assim mesmo, em cartela, ou individualmente, clicando antes sobre a imagem escolhida.

Outros detalhes sobre o aplicativo Selfissimo

A princípio, o aplicativo utiliza sinalizadores para orientar sobre o manuseio. Para desativar as notificações de orientações sobre o uso do aplicativo, basta clicar em Configurações, no canto superior esquerdo da tela, e alterar o modo “show compliments”. O aplicativo permite fotografias apenas em preto e branco. Além de não oferecer a opção de imagens naturais, não é possível a edição posterior com filtros ou recursos similares. Apesar da restrição de recursos disponibilizados pelo aplicativo, é evidente a qualidade das fotos feitas, superior àquelas feitas utilizando apenas a câmera convencional do celular.

A justificativa para a qualidade das imagens tem uma explicação. Por trás dos aplicativos aparentemente simples, como é o caso do Selfissimo, há um investimento intenso em tecnologia feita pela Google. A ideia é otimizar recursos como reconhecimento automático de objetos, algoritmos  de estilização, codificação eficiente de imagens, entre outros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.