Amigo secreto: como fazer o sorteio pelo computador ou celular (sem app)

2 min de leitura
Imagem de: Amigo secreto: como fazer o sorteio pelo computador ou celular (sem app)

O mês de dezembro geralmente é marcado por muitos acontecimentos especiais, como as festas de fim de ano em família, confraternizações no trabalho, férias e os populares sorteios de amigo secreto. O problema é que às vezes não dá tempo de reunir todo mundo só para fazer o sorteio, não é mesmo?

Aí o jeito é apelar para o sorteio online, muito mais prático e rápido. Uma ótima ferramenta para isso é o Amigo Secreto, que funciona em navegadores e celulares, sem que seja necessário instalar nada.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. O primeiro passo é realizar o cadastro e confirmar o seu email com o link enviado para o endereço cadastrado.

2. Em seguida, clique em "Criar grupo". Há também a opção de "Criar grupo com 1 clique" — uma alternativa caso você ainda não tenha todas as informações sobre o grupo, como valor do presente ou local da confraternização. Você pode voltar e preencher o cadastro depois.

3. Ao lado direito da tela, você coloca o nome do grupo e escolhe o tipo de amigo secreto que você e seus amigos querem criar: "tradicional", "em loja" ou "produtos específicos".

4. Escolha o tipo de grupo (faculdade, trabalho etc.) e adicione informações sobre o amigo secreto, como data do sorteio, valor do presente, local, data e horário da troca de presentes.

5. Clique em "criar novo grupo", e tudo pronto! Agora é só convidar os amigos compartilhando o link ou inserindo manualmente os emails dos participantes.

Convidando os participantes do amigo secreto

Se você enviar só o endereço do link, vale lembrar que o moderador precisa controlar quem pode entrar no grupo. Então fique de olho nas notificações pelo seu email! Por outro lado, se o moderador incluir os participantes do amigo secreto inserindo os emails deles, a aprovação é automática.

O convite pelo WhatsApp funciona quando é acessado pelo celular. Quando seus amigos tocam no link, solicitam a entrada no grupo. Se preferir, faça login no seu Facebook para convidar os participantes.

Ah, também é importante saber que o sorteio não é realizado automaticamente pelo site. No dia escolhido para sortear os nomes, acesse a opção "Sorteio" para realizar a ação.

Uma funcionalidade muito bacana do site é poder trocar mensagens anonimamente com o amigo secreto que tirou você ou que você sorteou. Todos podem trocar mensagens entre si, se identificando ou não.

Você também pode escolher quem você quer tirar ou excluir da sua lista quem não deseja sortear! Esse recurso é pago e pode até ser um pouco polêmico, mas pode ser muito útil dependendo do contexto. Importante: esse processo é sigiloso, e ninguém vai saber se você o adquirir. O sorteio também pode ser feito pelo seu celular ou tablet e nem exige o download de nenhum aplicativo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.