A desenvolvedora ABBY anunciou hoje (12) a chegada de uma novidade ao seu app de digitalização de texto para o Android, o TextGrabber. A versão 2.0 da ferramenta agora permite que os usuários digitalizem texto em tempo real a partir de placas, folhas de papel, avisos, telas de TV e computadores sem ter que tirar uma foto e fazer o recorte. Com a atualização, só é necessário apontar a câmera do app para o texto a ser identificado e aguardar o procedimento ser completado.

Elementos como links, números de telefone, endereços de email e físicos ficam clicáveis, permitindo que o usuário simplesmente toque sobre o nome e número de uma rua, por exemplo, e abra o Google Maps para checar a localização.

text grabber

De acordo com a desenvolvedora, o TextGrabber consegue fazer essa identificação em tempo real com 61 idiomas diferentes sem utilizar a conexão com a internet do usuário. Isto é, você pode usar a ferramenta mesmo se seu plano de dados já estiver esgotado. Contudo, o app só permite fazer a identificação de até três idiomas de uma só vez. Caso você queira reconhecer uma quarta língua, terá que reconfigurar a ferramenta enquanto possui uma conexão com a web.

Os textos digitalizados podem ser compartilhados e editados através da tela do próprio TextGrabber ou pelos recursos do sistema. Isso quer dizer que você pode reconhecer uma frase ou parágrafo com o app e, em seguida, enviar aquilo por email ou pelo WhatsApp com poucos toques.

Há também a possibilidade de traduzir o texto digitalizado para mais 100 línguas, mas é necessário estar online para isso. O app é pago e, normalmente, custa mais de R$ 30. Contudo, a desenvolvedora está oferecendo a ferramenta por R$ 9,99 até o dia 17 de dezembro para comemorar o lançamento da versão 2.0.

O TecMundo fez um teste preliminar com a versão beta da ferramenta e pôde constatar que o app realmente funciona, sendo compatível com mais línguas que seus concorrentes. Contudo, o app sofre um pouco para identificar alguns elementos no português, como o acento circunflexo e alguns outros sinais de pontuação. Felizmente, é possível editar o conteúdo na tela do app antes de compartilhar ou salvar.

O app é compatível com Android 4.1 ou superior, e também está disponível para iOS.

Cupons de desconto TecMundo: