Extensão do Google Chrome transforma smartphone em passador de slides

1 min de leitura
Imagem de: Extensão do Google Chrome transforma smartphone em passador de slides

O passador de slides (ou slider) está na lista de sobrevivência de quem precisa fazer muitas reuniões ou palestras: o gadget permite comandar a ordem dos slides sem a necessidade de ficar ao lado do computador apertando "Enter" — ou escalar uma pobre alma para fazer esse papel —, dando mais naturalidade para a apresentação. Mas, com preços que podem superar R$ 100, o equipamento não é tão acessível assim.

Mas agora esse problema orçamentário foi contornado, pelo menos pra quem utiliza a versão de apresentações disponibilizada pela Google. O desenvolvedor Henry Lim, que vive na Malásia, criou uma extensão que, ao fazer um pequeno ajuste na URL do seu arquivo, gera um código que você pode digitar no seu dispositivo e comandar a ordem da apresentação diretamente do seu smartphone Android ou iOS.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

E funciona às mil maravilhas: seguimos o passo a passo da extensão e conseguimos conectar o aparelho ao arquivo já na primeira tentativa, com uma resposta quase imediata aos comandos de avançar ou voltar um slide. Veja nos próximas imagens como fazer essa conexão e tire a prova você também:

1. Acesse o link da extensão no Google Chrome e adicione-a ao seu navegador.


2. Vá ao Apresentações Google e abra algum arquivo. Quando ele estiver carregado, troque a palavra “edit”, que fica no final da URL, por “present”.

 

3. O final da URL tem que ficar assim: 


4. Aperte "Enter" para carregar. O arquivo entrará no modo de apresentação e, ao lado, um popup da extensão trará um código, que também está na barra de ferramentas da apresentação .


5. Abra o navegador do seu smartphone Android ou iOS e digite https://slides.limhenry.xyz/. Você verá uma página pedindo para inserir o código da sua apresentação e, caso deseje, adicionar a extensão também ao seu smartphone.

6. Ao digitar o código, a tela muda já para o modo “passador”, exibindo as opções de próximo slide (Next Slide) ou slide anterior (Previous Slide), além de um contador para medir o tempo da apresentação.

.

7. Ao clicar no ícone que fica no canto superior direito — no lado oposto ao nome do arquivo —, a disposição dos botões de passagem muda, permitindo que você teste ambas as versões e escolha a que achar melhor. 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.