Tutorial: descubra como resolver o erro de zoom no Google Chrome

1 min de leitura
Imagem de: Tutorial: descubra como resolver o erro de zoom no Google Chrome

Você utiliza o Google Chrome para acessar a internet? Se sim, provavelmente vai se identificar com a seguinte situação: já deve ter acontecido de você acessar um site e perceber que há algo errado e que os itens da página não estão no lugar certo  como se tudo estivesse com um zoom que você simplesmente não colocou. 

Na verdade, isso não é um erro, mas sim uma configuração do sistema  do Windows, no caso. Acontece que, recentemente, a Microsoft realizou mudanças na escala de resolução dos monitores, e isso acabou influenciando negativamente a experiência de alguns usuários: os monitores com alta densidade de pixels foram configurados automaticamente para 125%, como uma forma de facilitar a leitura.  

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

 

O problema é que, quando há programas que não estão configurados para essa resolução, as imagens e os textos acabam parecendo distorcidos  como pode acontecer com o Google Chrome. O erro foi corrigido na atualização 54, mas o problema ainda pode persistir para abrir páginas. Felizmente, a solução no navegador é bem simples. Confira: 

Corrigindo o erro 

  • Primeiro, verifique se o zoom está ativado no Google Chrome do seu computador.
  • Se realmente estiver, vá diminuindo manualmente utilizando as teclas CTRL e  - ou simplesmente clique em “Redefinir”.

  • Caso isso não funcione, outra alternativa é desabilitar o dimensionamento da exibição nas configurações. Clique no ícone do Chrome no seu computador com o botão direito.
  • Em seguida, selecione a opção “Propriedades”.

  • Entre na guia “Compatibilidade”.

  • Agora, marque a opção que destacamos na imagem abaixo e reinicie o navegador. 

 

E se não der certo? 

Se você seguir os passos acima, mas, mesmo assim, o problema persistir, ainda há mais uma forma fácil de tentar corrigi-lo.

  • Clique com o botão direito do mouse no atalho do Chrome que você costuma utilizar para abrir o navegador  como o do desktop.
  • Vá no item “Propriedades”.

  • Em seguida, entre na guia “Atalho”.

  • Você verá uma série de campos. Em “Caminho”, digite o seguinte comando após “chrome.exe”: /high-dpi-support=1 /force-device-scale-factor=1

 

  • Agora, é só reiniciar o navegador.

Vale lembrar que, como esse truque adiciona uma linha de comando no atalho, é importante que você siga o tutorial no atalho que é mais utilizado por você, seja ele no desktop ou na barra de acesso rápido. Caso você tente inserir o comando no arquivo executável, ele não funcionará.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.