Windows 10: o que é preciso fazer para economizar bateria no seu notebook

2 min de leitura
Imagem de: Windows 10: o que é preciso fazer para economizar bateria no seu notebook

Se você possui um notebook, sabe como uma boa bateria é um aspecto importantíssimo para considerar antes de decidir qual máquina será melhor para você. Afinal, não adianta ter um computador portátil que não consegue ficar mais que algumas horas fora da tomada, certo? A boa notícia é que, para os usuários do Windows 10, há alguns cuidados que podem ser tomados para ajudar a manter a autonomia da bateria. Confira: 

O que há de novo 

Acontece que a última atualização do sistema, chamada Windows 10 Fall Creator’s update, trouxe diversas novidades — inclusive recursos para o gerenciamento da bateria para os notebooks, para ajudar a deixar os computadores longe da tomada por um pouco mais de tempo. Como há vários ajustes que podem ser feitos, trouxemos os principais da atualização, para que você não tenha dúvidas na hora de configurar as opções em seu computador. Confira: 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Primeiros passos 

 

Antes de mais nada, digite “bateria” na barra de pesquisa da Cortana e selecione a opção “Economia de Bateria”, para abrir uma janela com a central de monitoramento de energia. O mais bacana dessa seção é que você pode verificar quanto da carga da bateria está sendo consumido por cada aplicativo, clicando em “Uso da bateria por aplicativo”. 

 

Caso você veja que há aplicativos consumindo energia em excesso do PC, pode ser interessante encerrá-los. Só não se esqueça de salvar dados importantes antes, para não perder aquilo que você estava fazendo. 

Economia de bateria 

No Windows 10, quando o usuário clica no ícone localizado no canto inferior direito da tela, há um menu que se abre mostrando notificações e alguns recursos bacanas. Entre eles, está a Economia de Bateria. Basta clicar na opção para ativá-la, e no mesmo instante o Windows vai mudar algumas configurações temporariamente para ajudar a bateria a durar mais — diminuindo o brilho do monitor, por exemplo.

Caso o teclado do seu computador possua retroiluminação, as luzes só vão se acender quando você estiver digitando. Agora, com a atualização, é possível que escolher quando o notebook entrará no modo Economia de Bateria se não estiver conectado à alimentação.  

Você verá que, nessa tela, há uma opção chamada “Dicas de economia de bateria”. Ao clicar nela, você será direcionado a uma página da Microsoft, com dicas sobre como economizar a carga da bateria.  

Assistindo vídeos 

Outro recurso disponível com a atualização é a possibilidade de realizar algumas configurações simples para reduzir o consumo de bateria quando você estiver assistindo a algum vídeo no notebook  o que pode ser bem útil na hora de ver um episódio da sua série favorita, né? 

 

Este recurso está disponível na tela inicial das configurações de energia, de modo que basta digitar “Bateria”, e você será direcionado para este menu. A opção está localizada abaixo de “Economia de bateria”. Nessa mesma tela, você também pode acessar a opção “Abrir configurações de vídeo”, para reduzir o brilho da tela ou até mesmo alterar a resolução do PC, deixando-o mais econômico. 

Outras dicas 

Utilizar aplicativos que não precisem de tanto processamento, reduzir o brilho da tela e programá-la para ser apagada depois de certo tempo sem uso são ações simples que podem ajudar a manter seu notebook mais tempo longe da tomada. Mesmo assim, se nada disso funcionar, você pode clicar na opção “Obtenha ajuda”, também na tela inicial das opções de energia. Assim, você pode entrar em contato com o suporte da Microsoft para descobrir o que fazer para diminuir o uso da bateria pelo sistema.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.