Veja como salvar suas fotos com o backup automático de fotos no Android

1 min de leitura
Imagem de: Veja como salvar suas fotos com o backup automático de fotos no Android

É certo que os maiores temores de quem tem um smartphone são: perdê-lo, danificá-lo ou, na pior das hipóteses, ele ser roubado. Soma-se a isso o medo de nunca mais ter acesso às fotos arquivadas no dispositivo.

Mas não se preocupe, pois existe uma forma de prevenir o problema: o backup automático de fotos no Android. Aprenda a fazer isso de duas maneiras práticas e gratuitas. 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Backup automático de fotos Android - Google Fotos

Quem tem conta no Gmail pode aproveitar o espaço grátis de 15 GB do Google Drive para armazenar suas fotos automaticamente no Google Fotos. O serviço também oferece a possibilidade aumentar essa capacidade de 100 GB até 30 TB por meio de planos pagos.

Os smartphones com sistema Android geralmente vêm de fábrica com o app instalado, mas, caso não o tenha, basta baixá-lo na Play Store. Já o processo para realizar seu backup automático nesse caso é bem simples:

1. Abra o Google Fotos em seu smartphone e acesse a parte de Configurações.

2. Na nova aba, pressione a opção “Backup e sincronização”,  ative o backup automático e o salvamento automático das suas fotos (“Adicionar automaticamente”).

Se em algum momento você precisar liberar espaço no app, vá em “Liberar espaço” e selecione as imagens que deseja excluir. Outra forma de fazer isso é liberando esses arquivos de modo manual, enviando-os para a lixeira.

Backup automático de fotos Android - OneDrive

O OneDrive é outro app capaz de fazer backup automático de fotos no Android. Esse serviço de armazenamento em nuvem permite que você guarde até 5 GB de arquivos gratuitamente. Do mesmo modo que o Google Fotos, aqui também há a possibilidade de expandir o espaço para 1 TB ou 5 TB com planos pagos.

Para usá-lo, também é preciso baixar o aplicativo aqui e ter uma conta Microsoft (ou Hotmail). Agora, salve suas fotos rapidamente seguindo este passo a passo:

1. Abra o OneDrive e vá até Configurações.

2. Em “Carregamento”, ative o backup. 

 

Para liberar mais espaço, selecione o item “Liberar espaço em seu dispositivo”. Isso também pode ser feito excluindo manualmente imagens e arquivos considerados desnecessários.

Os serviços de nuvem no Android ainda trazem outro benefício: ampliar o armazenamento do próprio smartphone. Assim, você não precisará excluir sempre um aplicativo para explorar novos recursos. Logo, é uma forma de otimizar o uso do seu dispositivo móvel.

Gostou dessas dicas? Conte nos comentários!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.