Aplicativos pré-instalados sempre foram uma pedra no sapato para a maioria dos usuários de Android. Afinal, essas ferramentas dificilmente são usadas e ocupam um espaço considerável do dispositivo móvel, limitando seu uso. Além disso, parece quase impossível remover apps nativos por padrão de uma só vez, então a primeira alternativa é fazer um root. Essa operação nem sempre é agradável para a maioria das pessoas, já que pode alterar partes importantes do sistema e até prejudicar seu funcionamento.

Mas saiba que existe um jeito de se livrar deles sem esse processo, e é isso que vamos ensinar hoje. Confira o passo a passo!

Como remover apps nativos do Android

Antes de começar, ressaltamos que é necessário conhecer bem as ferramentas que deseja remover e ter segurança para manipular programas em geral, a fim de evitar possíveis problemas. Com isso em mente, baixe um aplicativo para Windows chamado de Debloater. Depois, conecte seu smartphone ou tablet via USB em um computador e siga estes passos:

1. Agora, será necessário ativar o modo desenvolvedor. No dispositivo móvel, vá em configurações, localize o item “Sobre o telefone” e toque sobre ele. Em seguida, encontre a opção “Número da versão”.

2. Pressione esse menu várias vezes até surgir a frase: “Você agora é um desenvolvedor!”. Volte à seção de configurações, vá até o item “Opções de desenvolvedor” ou “Programador”. Ao abri-lo, surgirá uma nova tela. Então, ative o modo “Depuração USB”.

3. Aguarde a completa instalação do Debloater no computador. Depois, ainda no PC, abra o programa e espere o fim do processamento de dados. Se houver travamento na tela do smartphone ou tablet, verifique se há solicitação para depuração e autorize que isso ocorra.

4. Com o Debloater aberto no PC, clique em “Read device packages”. É nesse momento que serão exibidos todos os pacotes de aplicações instalados em seu dispositivo móvel. Eles serão apresentados de modo um pouco confuso. Por isso, é de extrema importância que você leia, com bastante atenção, quais apps deseja remover. Assim, selecione as opções e confira se estão realmente corretas. Para finalizar, clique em “Apply”.

5. Aguarde surgimento da tela de confirmação, e assim o processo será encerrado.

Confira se deu tudo certo

Ao terminar de remover os apps nativos, abra seu smartphone ou tablet e certifique-se de que a operação funcionou. Caso tenha deletado algum item importante, não se preocupe. Para voltar tudo ao modo original, basta clicar no item “Unblock all Packages”, e dessa forma todos os aplicativos voltarão a funcionar normalmente.

Vale informar que o Debloater não exclui permanentemente os aplicativos pré-instalados, apenas impede que eles continuem funcionando. Dessa forma, atua como uma alternativa para quem não pretende se arriscar com um boot no dispositivo móvel, especialmente se for um aparelho novo.

Também é um bom caminho para quem quer se livrar dessas aplicações de uma só vez, sem a necessidade de fazer vários processos de exclusão de modo individual.

O que você achou dessa alternativa? Conte sua opinião nos comentários!

Cupons de desconto TecMundo: