Files Go: descubra como liberar espaço no celular com novo app para Android

2 min de leitura
Imagem de: Files Go: descubra como liberar espaço no celular com novo app para Android

Quem tem problemas com a lentidão no celular causada pelo acúmulo de arquivos no aparelho vai gostar dessa novidade. O Files Go, um gerenciador de arquivos do Google ainda em versão Beta, promete aliviar esse problema fazendo uma verdadeira faxina no seu celular, deixando-o mais rápido, organizado e seguro.

Entre suas funções, estão a recomendação de aplicativos que raramente ou nunca são usados, o reconhecimento de imagens duplicadas e spams, além da possibilidade de encontrar arquivos importantes com rapidez e compartilhá-los via Bluetooth.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por enquanto, ao fazer o download na PlayStore ou na Google Play, o usuário só poderá acessar o Files Go após aceitar os termos de uso. O texto para a adesão informa que o app ainda está em desenvolvimento e que seus dados poderão ser utilizados para aprimoramentos na plataforma. Confira abaixo as dicas para utilizar o Files Go:

1. Na página inicial, a primeira informação é o status da memória do celular e uma lista de sugestões de como liberar o espaço. A primeira opção mostra os arquivos que se encontram duplicados. Ao clicar em "Liberar Espaço", você vê uma tela em que é possível selecionar todos os arquivos ou escolher a seu critério. Depois de fazer a seleção, basta clicar em "Excluir", e o app já informa quanto espaço foi possível liberar.

2. Além de revelar os arquivos mais pesados, os temporários e aqueles que foram transferidos por download, o app tem uma função bem interessante, que é a verificação dos aplicativos raramente usados. Nesta opção, há uma tela na qual é preciso dar permissão de acesso aos aplicativos. Para isso, basta clicar em "Ir para configurações", selecionar o Files Go e ativar.

Em seguida, uma lista de aplicativos é mostrada com a data da última vez em que foram usados e o espaço que ocupam. Depois de selecionar aqueles considerados dispensáveis, toque em "Desinstalar", e o Files Go informa quanto espaço foi liberado entre os apps.

3. Na parte de baixo da tela inicial, há o botão "Arquivos", que permite o compartilhamento offline. Para transferir algo, a pessoa que irá receber o arquivo também deve ter o Files Go em seu aparelho. Após clicar em "Enviar", é preciso dar permissões de acesso à localização e a chamadas telefônicas.

A seguir, coloca-se um nome para que o receptor possa fazer a identificação. Ele, por sua vez, deverá selecionar o botão "Receber" e, após a conexão ser estabelecida, basta que o emissor escolha o arquivo e aperte "Enviar", novamente. Pronto! Está feita uma transferência rápida e sem necessidade de conexão com a internet. 

 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.