Google ativa “chip dormente” dos Pixel 2/XL com lançamento do Android 8.1

1 min de leitura
Imagem de: Google ativa “chip dormente” dos Pixel 2/XL com lançamento do Android 8.1
Imagem: androidpit

Google anunciou hoje (27) que a última versão prévia do Android 8.1 Oreo está disponível para download em dispositivos compatíveis, tais como os Pixel 2, 2 XL, Pixel, Pixel XLNexus 6P e Nexus 5X. Quem tiver esses aparelhos inscritos no Android Beta Program vai receber o software através de uma atualização automática, e os donos dos mais novos aparelhos da Google poderão aproveitar uma novidade de hardware/software.

Com o Android 8.1, os Pixel 2 e 2 XL receberam a ativação de seu “chip dormente”, o Pixel Visual Core, o primeiro chip desenvolvido internamente pela Google. O componente servirá para ajudar na captura de imagens usando HDR+ com mais rapidez e qualidade. Ele também serve para processamento local de aplicações que usam Machine Learning. Dessa maneira, apps do Android que precisam fazer atividades do tipo diretamente no aparelho poderão usufruir de um componente dedicado e mais eficiente, tanto energeticamente quanto no aspecto do desempenho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Novas possibilidades

O novo Android 8.1 também traz uma série de melhorias para todos os aparelhos da plataforma, tais como a nova Neural Networks API, que permite realizar computação de Machine Learning localmente no dispositivo usando frameworks como o TensorFlow Lite e também o Caffe2.

Esses recursos estão profundamente ligados à ativação do Pixel Visual Core, e espera-se que próximos tops de linha da Google — e também de outras fabricantes do mercado Android — incluam chips similares para que desenvolvedores tirem proveito dessa possibilidade.

Não sabemos se grandes fabricantes como Samsung e Motorola vão pular direto do Android 7.1 Nougat para o Oreo 8.1

A versão final do Android 8.1 será lançada em dezembro, mas a Google não dá uma data definitiva para quando isso deve acontecer. Contudo, a companhia explica que essa prévia lançada hoje está quase finalizada, isto é, muito próxima do que será a versão final. Não sabemos, contudo, se grandes fabricantes como SamsungMotorola vão pular direto do Android 7.1 Nougat para o Oreo 8.1, tendo em vista que boa parte de seus dispositivos ainda não foi atualizada para o novo SO.

O Android Oreo representa uma grande mudança técnica para a plataforma mobile da Google, oferecendo às fabricantes a possibilidade de disponibilizar futuras atualizações com menos trabalho e, consequentemente, oferecer suporte mais duradouro de software a seus aparelhos. Ainda assim, o Oreo vem enfrentando uma evolução na adoção global muito lenta, considerando que smartphones recém-lançados ainda chegam ao mercado internacional com o Nougat.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.