Fuchsia, o misterioso SO da Google, vai trazer suporte à linguagem Swift

1 min de leitura
Imagem de: Fuchsia, o misterioso SO da Google, vai trazer suporte à linguagem Swift
Imagem: The Verge

Boas notícias para os desenvolvedores de apps para iOS que ficaram curiosos com o tão misterioso sistema operacional Fuchsia da Google. Ao que novas informações indicam, a empresa estaria se preparando para adicionar suporte a diversas linguagens de programação em sua plataforma – incluindo, Gost, Python, Rust e, para nossa alegria, Swift.

A revelação surgiu com um tweet feito por Chris Lattner, um dos programadores da gigante das buscas. Nele, o funcionário explica que a Google está em busca de uma cópia do código do Swift para poder contribuir com o repositório oficial da linguagem.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“O Swift na Google tem gente suficiente trabalhando nisso que nós precisamos de uma área de preparação/ponto de integração, e nós decidimos que isso deve ser público.”

Foi aí, porém, que tivemos o surgimento da informação mais importante: entre as mudanças que a equipe trouxe para melhorar o repositório do Swift, temos o surgimento de nada menos do que o já falado suporte à linguagem no Fuchsia. Só para garantir que todos saibam da novidade, Zac Bowling (outro dos funcionários da gigante) mandou seu próprio tweet para reforçar a adição trazida por eles:

“E meu time está adicionando suporte ao Swift para o alvo Fuchsia.”

Se isso quer dizer que, no futuro, poderemos simplesmente baixar apps do iOS para rodar no Fuchsia ou mesmo portar a versão de uma plataforma para a outra diretamente? Não é bem assim – afinal, visto que a plataforma da Apple em si não é de código aberto, não será possível copiar as bibliotecas da Maçã.

No entanto, como notado pelo The Verge, esse maior suporte oferecido pelo Fuchsia pode significar que, no futuro, desenvolvedores terão muito mais liberdade para programar as bases de seu aplicativo na linguagem que acharem melhor. Depois tudo será uma questão de utilizar outras ferramentas para adaptar a interface do app para as plataformas que quiserem.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.