Android: como instalar apps em fase Beta e testar novas funções

3 min de leitura
Imagem de: Android: como instalar apps em fase Beta e testar novas funções

Com mais e mais aplicativos chegando à Play Store diariamente, é natural que as empresas permitam que os usuários façam testes em novas funções que ainda estão em fase de desenvolvimento. É a chamada fase Beta, quando o uso de uma ferramenta é oferecido para uma parcela de pessoas dispostas a experimentá-la, mesmo sabendo que os recursos inéditos não estão totalmente prontos.

No caso da loja de apps do Android, muitos são os serviços que abrem a possibilidade de qualquer um se tornar um testador Beta — entre os mais famosos estão FacebookWhatsApp e Instagram. E não é preciso se cadastrar ou preencher formulários para ingressar nesse tipo de programa: basta entrar na página do aplicativo e verificar se ele conta com uma versão aberta de testes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Abaixo, ensinamos como você pode se tornar um testador beta. Mas antes, algumas ressalvas:

É importante destacar que, mesmo se inscrevendo na ação, não há garantia de que todos os usuários serão selecionados; você apenas autoriza que o app teste novas funções no seu aparelho. Também vale lembrar que muito do que acontece em um período Beta é apenas isso: uma fase de testes de coisas que podem ou não chegar a todos.

Além disso, por se tratar de um app que ainda não está pronto, é possível que o seu dispositivo enfrente bugs, instabilidade e até travamentos; em alguns casos, informações armazenadas no tablet ou smartphone podem ser perdidas. Na própria página do aplicativo, as companhias deixam claro que a versão Beta nem sempre é a mais estável. Portanto, é por sua conta e risco aceitar ou não os termos de cada entidade para ingressar nos testes.

Sendo assim, vamos lá!

Passo 1

Na Google Play, abra a página principal de um aplicativo que você já tenha instalado no seu dispositivo (aqui, usamos o Facebook Lite como exemplo) e role até o final da janela. Verifique se há a mensagem "Seja um testador Beta", como na imagem abaixo:

1

Você também pode se deparar com uma mensagem informando que não há mais vagas disponíveis no programa Beta. Nesse tipo de situação, você deve aguardar até que novas vagas sejam abertas, o que pode levar alguns dias, para então checar de novo a página do aplicativo.

2

Passo 2

Se você concorda com os termos e condições do Beta, é só tocar em "Aceitar". Confirme a ação na tela seguinte tocando em "Participar". Note que é nessa janela que o aplicativo reforça que as versões Beta podem estar instáveis.

3

Passo 3

A aprovação pode levar alguns minutos. Lembrando novamente que o app precisa estar previamente instalado para o procedimento funcionar. Em todo o caso, se demorar mais do que o normal, feche a Google Play e volte à página do aplicativo.

Se tudo estiver certo, você verá a mensagem "Você é um testador Beta deste app. Que legal!" bem abaixo dos botões de "Desinstalar" e "Abrir". O nome do aplicativo também receberá a adição da palavra "Beta" entre parênteses.

4

Passo 4

Sempre que quiser, você também pode verificar todos os apps em fase Beta no seu aparelho. Para isso, abra a Google Play, toque no ícone de menu no canto superior esquerdo da tela, depois em "Meus apps e jogos" e, por último, na guia "Beta", bem à direita. É ali que ficam listados os programas em período de testes que você baixou no dispositivo.

5

Passo 5

E para deixar de ser um testador Beta? O processo é exatamente o mesmo. Entre na página do aplicativo na Play Store, role a janela até o final e toque em "Sair", como aparece na imagem abaixo:

6

Para confirmar a saída, você precisa desinstalar o modelo de testes e baixar a versão pública mais uma vez (se for utilizá-lo novamente). Aguarde alguns minutos até que o procedimento seja concluído.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.