Benchmark: Windows 10 rodando no Snapdragon 835 pode ter desempenho ruim

1 min de leitura
Imagem de: Benchmark: Windows 10 rodando no Snapdragon 835 pode ter desempenho ruim

Desde que a Microsoft e a Qualcomm anunciaram sua parceria para trazer o Windows 10 Pro para máquinas construídas em volta de chips de arquitetura ARM — mais especificamente, em volta do Snapdragon 835 —, a comunidade vem esperando ansiosamente para experimentar essa nova geração de computadores. A promessa das empresas é uma autonomia de bateria incrível sem que o desempenho seja comprometido. Contudo, uma série de resultados do GeekBench teima em dizer o contrário.

Os números dos computadores flagrados rodando o Windows 10 S e o Windows 10 Pro com o Snapdragon 835 parecem bastante decepcionantes. Alguns dos resultados mostram máquinas com esses SOs usando 8 GB de RAM e processadores octa-core funcionando entre 1,9 GHz e 2,2 GHz, mas os números dos testes single core e multicore estão bem abaixo do que é comum em dispositivos com esse mesmo chip, mas que rodam o Android.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

benchmark

bench

O melhor resultado single core desses aparelhos Windows 10 é de 1.202 pontos, quando a média para o chip rodando o Robô é de 2.000 pontos ou mais. Para o teste multicore, o melhor resultado do Windows 10 foi 4.263, enquanto a média no Android é 6.000. Em outras palavras, o sistema da Microsoft pode funcionar muito lentamente nesses novos computadores que devem chegar ao mercado internacional em dezembro deste ano.

qualcomm

Existe a possibilidade de esses números não refletirem o desempenho real dessas novas máquinas

Existe a possibilidade de esses números não refletirem o desempenho real dessas novas máquinas, uma vez que as unidades testadas podem ser simples protótipos. Outra possibilidade é que o teste de benchmark para o Windows não consegue avaliar adequadamente o desempenho desse sistema em uma plataforma diferente da habitual e talvez precise de atualizações para fazer medições mais realistas no futuro.

Contudo, também é possível que os números sejam simplesmente ruins. O estranho disso é que a Microsoft chegou a lançar um vídeo há vários meses mostrando que era possível trabalhar até no Photoshop em computadores com chips Snapdragon.

Com tudo isso em mente, é necessário recomendar que o consumidor não compre computadores Windows 10 com chips da Qualcomm antes de ver alguns reviews na web. Só assim será possível ter mais confiança no desempenho dessas máquinas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.