Benchmark: Windows 10 rodando no Snapdragon 835 pode ter desempenho ruim

1 min de leitura
Imagem de: Benchmark: Windows 10 rodando no Snapdragon 835 pode ter desempenho ruim
Avatar do autor

Desde que a Microsoft e a Qualcomm anunciaram sua parceria para trazer o Windows 10 Pro para máquinas construídas em volta de chips de arquitetura ARM — mais especificamente, em volta do Snapdragon 835 —, a comunidade vem esperando ansiosamente para experimentar essa nova geração de computadores. A promessa das empresas é uma autonomia de bateria incrível sem que o desempenho seja comprometido. Contudo, uma série de resultados do GeekBench teima em dizer o contrário.

Os números dos computadores flagrados rodando o Windows 10 S e o Windows 10 Pro com o Snapdragon 835 parecem bastante decepcionantes. Alguns dos resultados mostram máquinas com esses SOs usando 8 GB de RAM e processadores octa-core funcionando entre 1,9 GHz e 2,2 GHz, mas os números dos testes single core e multicore estão bem abaixo do que é comum em dispositivos com esse mesmo chip, mas que rodam o Android.

benchmark

bench

O melhor resultado single core desses aparelhos Windows 10 é de 1.202 pontos, quando a média para o chip rodando o Robô é de 2.000 pontos ou mais. Para o teste multicore, o melhor resultado do Windows 10 foi 4.263, enquanto a média no Android é 6.000. Em outras palavras, o sistema da Microsoft pode funcionar muito lentamente nesses novos computadores que devem chegar ao mercado internacional em dezembro deste ano.

qualcomm

Existe a possibilidade de esses números não refletirem o desempenho real dessas novas máquinas

Existe a possibilidade de esses números não refletirem o desempenho real dessas novas máquinas, uma vez que as unidades testadas podem ser simples protótipos. Outra possibilidade é que o teste de benchmark para o Windows não consegue avaliar adequadamente o desempenho desse sistema em uma plataforma diferente da habitual e talvez precise de atualizações para fazer medições mais realistas no futuro.

Contudo, também é possível que os números sejam simplesmente ruins. O estranho disso é que a Microsoft chegou a lançar um vídeo há vários meses mostrando que era possível trabalhar até no Photoshop em computadores com chips Snapdragon.

Com tudo isso em mente, é necessário recomendar que o consumidor não compre computadores Windows 10 com chips da Qualcomm antes de ver alguns reviews na web. Só assim será possível ter mais confiança no desempenho dessas máquinas.

Benchmark: Windows 10 rodando no Snapdragon 835 pode ter desempenho ruim