O avanço tecnológico torna as máquinas capazes de aprenderem coisas e mais uma prova disso veio do universo dos games. O programador SethBling publicou no YouTube um vídeo no qual mostra o resultado de seus experimentos que levaram uma rede neural a aprender a jogar Mario Kart, o clássico jogo para Super Nintendo.

Após ser abastecida com 15 horas de vídeo do próprio programador jogando, a tecnologia foi capaz de aprender e refinar o modo de jogo a fim de ela mesma ser capaz de jogar. O resultado de tudo isso foi a rede neural artificial nomeada MariFlow terminando em primeiro lugar a Mushroom Cup e a Flower Cup (as duas mais fáceis do jogo). Já na Star Cup, a mais difícil, ela ficou “apenas” com a vice-colocação.

Isso foi capaz porque a inteligência artificial identificou a forma como o jogador atuava dentro de Mario Kart, podendo assim prever quais botões ele apertaria em cada momento. Conforme explica no vídeo abaixo, SethBling afirma que a rede criada por ele é capaz de registrar informações, lembrando de situações vividas pelo jogador ao longo de 15 horas para evitar paredes e abismos.

Essa não é a primeira empreitada de SethBling no ramo. Há dois anos ele criou a MarI/O, uma rede neural que aprendeu a jogar Super Mario World com bastante desenvoltura.

Cupons de desconto TecMundo: