Visando não reproduzir na realidade virtual (VR) a mesma fragmentação de padrões e formatos já existente em outros âmbitos das tecnologias digitais e informáticas, a Microsoft é o mais novo membro do OpenXR, um consórcio que reúne grandes nomes a fim de criar um padrão multiplataforma para a VR.

O grupo conta a participação de organizações e companhias com focos em várias camadas do desenvolvimento da realidade virtual, como Unity, Valve, Oculus (Facebook), Samsung, Google, Mozilla, Razer, Nokia, Sony, Qualcomm, AMD, Intel e NVIDIA. As aplicações que adotam o OpenXR são criadas com a capacidade de rodar em qualquer ambiente de VR, em qualquer dispositivo do gênero.

OpenXRMicrosoft agora faz parte do OpenXR.

Ao se juntar ao grupo, a Microsoft deixa a Apple praticamente sozinha fora dele — ao menos quando se leva em conta os grandes nomes do setor. A expectativa é que o consórcio OpenXR lance a primeira versão de sua API na metade de 2018, podendo até mesmo permitir a transposição de apps de Windows para dispositivos de VR com a tecnologia Windows Mixed Reality.

Para maiores informações sobre o OpenXR, acesse a página oficial do consórcio.

Cupons de desconto TecMundo: