O iPhone sabe que você tira nudes e ainda os categoriza em pasta no celular

1 min de leitura
Imagem de: O iPhone sabe que você tira nudes e ainda os categoriza em pasta no celular

Cuidado se você tem uma natureza, digamos, exibicionista e gosta de registrar momentos com pouca roupa em fotos usando o seu iPhone. O sistema de machine learning do smartphone não apenas é capaz de entender que algumas imagens são mais “apimentadas”, mas também automaticamente as categoriza em uma pasta chamada “brassiere”, palavra em inglês que significa “sutiã”.

É disso que muitos usuários estão reclamando, sentindo-se, de certa forma, expostos em seus próprios smartphones. É claro que não são todas as fotos que acabam sendo classificadas dessa forma, mas sim fotos que dão a entender que possam ser um corpo usando sutiã. A pasta de nome “brassiere” pode ser encontrada ao buscar palavras-chave para suas fotos e a informação começou a ser divulgada por meio do Twitter ontem (30).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Decotes flagrados

A modelo Chrissy Teigen foi uma das pessoas que ficou impressionada com a classificação e revelou as imagens de seu smartphone que o algoritmo do iPhone considerou “fotos de sutiã”. Na verdade, são fotos de vestido decotado ou peças parecidas, nenhuma delas de sutiã de fato. Segundo ela, a categoria seleciona todas as fotos da modelo que contenham um decote. Estranho, né?

Curioso é que outras palavras similares, como “underwear” (roupa de baixo) ou “briefs” (cueca) não aparecem entre as tags do sistema

A Apple permite que as buscas em nossas fotos sejam feitas com uma grande gama de termos que o algoritmo de machine learning do iPhone aplica em cada imagem e “brassiere” é um deles, tendo sido selecionado propositalmente pela empresa. Na verdade, quase ninguém utiliza esse termo nem em países de língua inglesa, tendo ele sido substituído por “bra”, que é muito mais comum das pessoas falarem.

Curioso é que outras palavras similares, como “underwear” (roupa de baixo) ou “briefs” (cueca) não aparecem entre as tags do sistema. Outra coisa que chama atenção é que a pasta “brassiere” não aparece normalmente, a não ser quando você busca a palavra no campo designado. Seja como for, é bom ficar de olho: o iPhone acaba sabendo mais do que deveria sobre nossas fotos particulares e isso pode vir a ser um problema no futuro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.