Intel usa IA para ajudar em efeitos especiais de clipe de música [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Intel usa IA para ajudar em efeitos especiais de clipe de música [vídeo]
Imagem: YouTube/Chris Lee

A Intel revelou ter utilizado sua inteligência artificial em uma área bastante curiosa: os clipes de música. Segundo o site Engadget, a empresa usou essa tecnologia em um clipe da cantora coreana Chris Lee – mais exatamente, a música “Rainy Day, But We Are Together” – para trabalhar em alguns efeitos especiais usados no vídeo.

Os efeitos trazidos por isso durante o clipe são vários, mas trabalham com base no rosto de Chris Lee. De ver parte do rosto da cantora partido em pedaços a todo o tipo de efeitos luminosos, todos eles utilizaram uma técnica engenhosa que consistia em reconstruir a face da atriz em 3D, para então adicionar os efeitos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A parte mais engenhosa disso, porém, foi a aplicação da IA para rastrear o rosto de Chris a cada movimento. Sim, isso é algo que poderia ser feito facilmente com outros efeitos, mas a vantagem é que, com a inteligência artificial da Intel, foi possível fazer isso sem a necessidade de colocar marcadores de rastreio na cantora – o que é um avanço e tanto para esse tipo de tecnologia.

É claro que isso nem de longe chega ao ponto ideal. Afinal, como fica bastante óbvio, o rosto da cantora precisava estar bastante próximo da câmera, sem nada para atrapalhar a cena. Mas ainda é um primeiro passo interessante, que pode se mostrar incrivelmente útil para a gravação de vídeos em um futuro não muito distante.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.