O endereço MAC (Media Access Control ou Controle de Acesso de Mídia), também conhecido como Endereço Físico, é o endereço associado a interfaces de comunicação utilizadas em dispositivos de rede. Diferente do endereço IP, a sua identificação é gravada em hardware, na memória ROM da placa de rede de roteadores, computadores, notebooks, smartphones, impressoras de rede, entre outros. O MAC é um endereço único, ou seja, não existem dois iguais com a mesma numeração no mundo.

A maioria dos usuários não verá grande utilidade do uso do endereço MAC no cotidiano. Entretanto, ele é bastante utililizado para atribuir um endereço IP estático a um dispositivo ou filtrar a sua rede. Por exemplo, em um roteador, você poderá permitir que apenas certos endereços MAC se conectem à sua rede local ou WiFi.

O endereço MAC é formado por um conjunto de 6 bytes agrupados 2 a 2 e separados por dois-pontos ou hífen, como no exemplo abaixo:

00-19-6E-3C-D1-57

Os números que compõem um endereço MAC não são escolhidos aleatoriamente, elas possuem uma padronização, que é administrada pela IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), onde os três primeiros bytes, chamado de OUI (Organizationally Unique Identifier),  são destinados à identificação do fabricante. Já os três últimos bytes são definidos pelo fabricante, responsável pelo controle da numeração de cada placa que produz. Mas, apesar de ser único e sua identificação gravada em hardware, é possível alterá-lo com técnicas específicas.

Encontrando o endereço MAC no Windows

Primeira opção 

1. Abra o Executar (Windows+R) e digite cmd para abrir o prompt de comando. 

 

2. Na janela do prompt de comando, digite ipconfig/all 

 

3. O endereço MAC será mostrado como Endereço Físico. 

 

Segunda opção 

1. Clique com o botão direito do mouse no ícone Acesso à Internet, na área de notificação da Barra de tarefas. Em seguida, clique em "Abrir a Central de Rede e Compartilhamento". 

 

2. Clique em "Conexão de Rede" e depois em "Detalhes". Na janela que surgir, estará o Endereço Físico (MAC). 

 

Terceira opção 

1. Clique no ícone Acesso à Internet, na área de notificação da Barra de tarefas. Em seguida, clique na conexão que estiver marcada como Conectado. Depois, vá em "Propriedades". O Endereço físico (MAC) será mostrado. 

 

Quarta opção 

1. Abra o Executar (Windows+R) e digite cmd para abrir o prompt de comando. 

2. Na janela do prompt de comando, digite getmac. Ele retornará todos os endereços MAC de sua máquina.

 

Cupons de desconto TecMundo: