Mistura de Excel, Word e apps promete mudar como organizamos tarefas

2 min de leitura
Imagem de: Mistura de Excel, Word e apps promete mudar como organizamos tarefas

Na maioria das vezes, é da necessidade que saem as melhores soluções para os problemas. Shishir Mehrotra sempre usou o Google Docs e o Sheets (as versões online da Google para o Word e o Excel, da Microsoft) para organizar sua equipe de trabalho, as tarefas que deveriam ser feitas e muito mais.

O Coda nasceu a partir de um questionamento interessante de Mehrotra: como seriam os documentos e planilhas se eles tivessem sido inventados nos dias de hoje

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

É claro que nem o Word, nem o Excel foram feitos especificamente para isso, mas são duas ferramentas poderosas que podem servir para muito mais do que apenas escrever texto ou elaborar planilhas com contas complicadas. Quem nunca usou o Excel para organizar informações em tabelas complexas ou o Word para listar tarefas a serem feitas, que atire a primeira pedra.

Assim, Shishir Mehrotra decidiu se unir com um ex-colega da Google, Alex DeNeui, para criar o que seria “a derradeira ferramenta organizacional” de maneira que fosse fácil de usar, reunisse capabilidades diversas e tivesse um grande potencial. Assim, após três anos de desenvolvimento secreto, nasceu o Coda, a partir de um questionamento interessante de Mehrotra: como seriam os documentos e planilhas se eles tivessem sido inventados nos dias de hoje?

coda gif

Renovando o clássico

Diversas mudanças interessantes foram feitas para essa nova ferramenta. Tudo começa em um documento em branco, assim como acontece no Word ou no Docs. A partir daí, a inserção de uma planilha traz uma funcionalidade totalmente diferente, similar à que é vista no Excel ou no Sheets. O endereçamento de células, por exemplo, deixa de ser feito com letras e número, no estilo “batalha naval” e passa a usar os nomes verdadeiros que você quiser dar para essas linhas e colunas.

Outra grande novidade do Coda é a possibilidade não apenas de trabalhar em conjunto com aplicativos, mas de praticamente criá-los dentro da plataforma. Além disso, outros serviços diversos estão embutidos na ferramenta, como a possibilidade de inserir um mapa de navegação a partir do Google Maps com comandos absolutamente simples.

criadores codaAlex DeNeui e Shishir Mehrotra, cocriadores do Coda

Inovando para somar

A intenção dos criadores é revolucionar o mercado de programas de produtividade e trazer para essa área mais uma ferramenta importante, assim como aconteceu com serviços como o Trello, o Slack e muitos outros. O primeiro passo, porém, já foi dado: a Uber já tem usado o Coda em sua versão Beta desde o mês de julho e o responsável pela adoção da aplicação, Yuhki Yamashita, conta que a mudança melhorou o fluxo de trabalho de sua equipe.

Ainda não foram divulgadas informações sobre quando o Coda vai estar disponível para o uso geral, nem se vai haver alguma versão gratuita do serviço com recursos limitados, mas já é possível se cadastrar em um site com alguns dados para entrar na fila de testes da plataforma.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.