Google começou a testar ontem (16) uma nova ferramenta no Google Maps para iOS, mas a removeu no mesmo dia por conta de um feedback muito negativo dos usuários. A novidade era basicamente um contador de calorias para caminhadas desenvolvido para incentivar as pessoas a andar em vez de dirigir até locais próximos.

Essas contagens de calorias apareciam quando uma pessoa traçava um trajeto curto para andar de carro. Junto com o resultado, o Maps mostrava também uma rota para caminhada e especificava quantas calorias o usuário poderia perder. Mas o que realmente irritou algumas pessoas foi a forma como a Google resolveu representar a contagem de calorias: em mini cupcakes.

google maps cupcake

A empresa resolveu traduzir isso em alguma comida para que o número se tornasse mais palpável

É fácil entender porque a Google fez isso. A contagem de calorias raramente é um número compreensível para as pessoas, então a empresa resolveu traduzir isso em alguma comida para que o número se tornasse mais palpável. O problema nisso tudo é que a escolha do cupcake foi criticada por ser um doce normalmente associado com pessoas com algum distúrbio alimentar, que não conseguem parar de comer besteiras. Só nos EUA, onde a ferramenta foi testada, mais de 30 milhões de pessoas sofrem com esse tipo de problema.

Outros usuários criticaram a ferramenta pelo simples fato de se sentirem pressionados pelo Maps a parar de comer porcarias ou ainda incentivados a comer cupcakes caso fizessem a caminhada em vez dirigir. Algumas pessoas ficaram irritadas por não poderem desativar o recurso.

A Google informou ao BuzzFeed — que fez a primeira postagem sobre as reclamações das pessoas no Twitter acerca da novidade — que o contador de calorias era uma ferramenta em testes e que ela já foi removida devido ao feedback negativo.

Cupons de desconto TecMundo: