Experimente a inteligência artificial da Google direto do navegador

1 min de leitura
Imagem de: Experimente a inteligência artificial da Google direto do navegador

Rede neural (ou neural network), máquina de aprendizado (machine learning) e aprendizagem profunda (deep learning). Esses são três conceitos básicos sobre atual estágio da inteligência artificial (artificial intelligence — AI), que a cada dia está vem se tornando mais poderosa presente em nosso cotidiano. A Google é uma das pioneiras e grandes investidoras nesse setor e liberou um software via navegador que mostra de forma bem didática como funciona tudo isso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Teachables Machines oferece uma interface em que é possível introduzir conteúdo captado por uma câmera para treinar uma rede neural local, que armazena até 30 imagens em 3 diferentes categorias — verde, roxa e laranja. Você pode, por exemplo, configurar um gesto para GIFs de gatinhos, outro para sons de pássaros e um movimento para uma fala.

inteligência artificial AIInterface do Teachable Machines conta com três diferentes categorias para demonstrar a capacidade da inteligência artificial

O programa aprende com exemplos, encontra padrões e em seguida se lembra deles. Vale destacar que isso tudo faz parte de um projeto experimental, portanto não é tão preciso e pode falhar durante o processo. Mas é uma ótima forma de compreender melhor como tudo funciona.

Confira mais detalhes no vídeo abaixo  e, claro, tente você mesmo no browser:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.