Mozilla anuncia Firefox Quantum e promete navegador mais leve que o Chrome

2 min de leitura
Imagem de: Mozilla anuncia Firefox Quantum e promete navegador mais leve que o Chrome

Mozilla anunciou nesta semana uma nova iniciativa para retomar os seus tempos de glória, o Firefox Quantum. A nova versão do navegador já está em versão de testes e promete ser duas vezes mais rápido do que o Firefox de 2016 além de consumir 30% menos de memória RAM do que o seu principal rival, o Google Chrome.

O grande trunfo do Firefox Quantum é o seu novo motor de renderização. A novidade foi desenvolvida dentro do Project Quantum, anunciado em outubro de 2016 a fim de criar uma nova engine para computadores modernos. Esse esforço rende, agora, o seu primeiro grande fruto, um navegador completamente remodelado.

Para comprovar o bom trabalho em torno da ferramenta, a Mozilla fez uma postagem detalhada sobre o desempenho do Firefox Quantum Beta em comparação com os principais navegadores do gênero. E ele se saiu melhor do que os rivais na questão do consumo de RAM, por exemplo, no Windows e no Ubuntu, perdendo apenas para o Chrome no macOS. Nos testes de velocidade, o Firefox Quantum fez uma média de 66 pontos contra 51 do Chrome 61 e 32 do Firefox 52.

Por que mais rápido?

“Historicamente, o Firefox roda basicamente em um único núcleo do processador, mas o Firefox Quantum tira vantagem de forma muito mais efetiva das CPUs de múltiplos núcleos dos dispositivos mobile e desktops de hoje em dia”, informa a Mozilla. “Essa utilização aprimorada do hardware do seu computador faz o Firefox Quantum significativamente mais rápido.”

Em paralelo a isso, a Mozilla adicionou ao Firefox um esquema de prioridades que privilegia sempre a aba ativa no momento, carregando nela conteúdo antes daquelas que são abertas em segundo plano. Tudo isso graças à linguagem Rust, utilizada pela desenvolvedora na criação do seu novo navegador, e a arquitetura de múltiplos processos empregada no programa.

Um perto de um sinal

Para complementar, a cereja do bolo para o Firefox Quantum é a correção (até agora) de 468 bugs identificados em versões anteriores do navegador.

De cara nova

Se você sentia falta de grandes mudanças visuais no Firefox, esse problema vai acabar. Isso porque a Mozilla apresenta no Firefox Quantum uma nova interface chamada de Photon. Mais moderna e minimalista, ela traz novos detalhes gráficos à superfície do navegador, botões com design mais sutil e um contraste de cor muito mais vivo do que antes.

Firefox QuantumFirefox Quantum, a nova versão do navegador da Mozilla.

Além de abas retangulares e animações mais suaves, o Quantum também conta com um menu chamado Biblioteca, onde você verá todos os conteúdos relacionados à navegação — links do Pocket, favoritos, histórico, downloads, abas e capturas de tela.

Beta disponível

A versão Beta do Firefox Quantum já está disponível para desktop, Android e iOS. A versão final do navegador será lançada em 14 de novembro de 2017.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.