Experimente: IA cria modelos 3D de rostos humanos com apenas uma foto

1 min de leitura
Imagem de: Experimente: IA cria modelos 3D de rostos humanos com apenas uma foto
Imagem: youtube

Pesquisadores de duas universidades britânicas, Nottingham e Kingston, criaram uma ferramenta capaz de fazer a modelagem 3D do rosto de uma pessoa com apenas uma foto. Isso é uma grande novidade, uma vez que, softwares capazes de fazer algo similar sempre precisaram de dezenas de imagens da mesma pessoa a partir de diferentes ângulos para chegar a algum resultado.

A diferença dessa nova ferramenta é que ela utiliza inteligência artificial para extrapolar as medidas faciais do sujeito que aparece na foto. De acordo com os autores, “constituição de rostos em 3D é um problema fundamental de visão computacional e de extrema dificuldade”. Para tal, eles treinaram um software com milhares de imagens 2D de rostos até que o programa conseguisse entender como extrapolar uma projeção 3D a partir de uma foto plana.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

gif da gretchen

Todo o procedimento e o código da ferramenta está disponível para consulta em um artigo científico através deste link. E você pode brincar com o software neste endereço online.

Nós fizemos alguns testes e descobrimos algumas das limitações. Por exemplo, só é possível fazer o upload de fotos JPG ou JPEG para que o processamento do rosto seja feito, e pessoas usando máscaras ou em ângulos muito inclinados são mais complicados de identificar.

Chris Evans gif

O ideal é que você envie imagens com apenas um rosto, mas não é necessário se preocupar com o fundo. O software consegue reconhecer e recortar apenas rostos humanos ou similares.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.