Nova IA consegue recriar código de games ao “assistir” a humanos jogando

1 min de leitura
Imagem de: Nova IA consegue recriar código de games ao “assistir” a humanos jogando
Imagem: Nitentedo

Softwares cominteligência artificial têm derrotado humanos em todo tipo de jogo que você poderia encontrar por aí, desde games de tabuleiro até títulos nativamente digitais, como Super Mario Bros. Entretanto, não é todo dia que se vê uma IA recriando o código de um game ao assistir à jogatina de um humano. Entretanto, é exatamente isso que está acontecendo no Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA.

Um grupo de pesquisadores da instituição publicou recentemente um artigo científico descrevendo como o software criado por eles consegue analisar jogos de plataforma como Super Mario Bros. e Mega Man. Basicamente, a inteligência artificial avalia os elementos gráficos quadro por quadro e mede a velocidade dos movimentos, bem como as distâncias entre cada objeto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com isso, é possível traçar o trajeto dos personagens e dos cenários na tela e a descobrir as oscilações de velocidade. Esses dados são então cruzados com uma biblioteca gráfica que os desenvolvedores oferecem ao software junto com um conjunto de dados básicos sobre o funcionamento do jogo em análise, tais como os comandos e possibilidades.

O software consegue reescrever o código do jogo, o que pode ser exportado para uma série de linguagens de programação

Em seguida, a IA registra tudo em uma série de relações lógicas básicas do tipo “se x, então y”. A partir disso, o software consegue reescrever o código do jogo, o que pode ser exportado para uma série de linguagens de programação. Os resultados são bem parecidos com os originais em funcionalidade, apesar de haver alguns defeitos aqui e ali. Mas, como estamos lidando com uma ferramenta experimental, é possível dizer que o projeto é um sucesso.

Por enquanto, o software dos pesquisadores está limitado a jogos 2D de plataforma porque é mais fácil para humanos descreverem para a IA todas as possibilidades do jogo envolvendo comandos e outros detalhes. Como essas informações se multiplicam exponencialmente em títulos 3D, a coisa toda se torna muito trabalhosa e requereria muito mais poder computacional para a Inteligência artificial.

mega man

Os pesquisadores acreditam que, versões futuras desse software poderão não apenas compreender as relações lógicas dentro games, mas também do mundo real, observando o comportamento de seres biológicos através de câmeras. Mas por enquanto, o próximo desafio dessa IA é recriar Mega Man.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.