Google Assistente ganha novo “modo tradutor” e melhor reconhecimento de voz

1 min de leitura
Imagem de: Google Assistente ganha novo “modo tradutor” e melhor reconhecimento de voz
Imagem: googlediscovery

A Google está promovendo um evento para desenvolvedores na Europa nesta semana e, por lá, a empresa anunciou novidades no seu Google Assistente. A melhoria de maior destaque é o novo “modo tradutor”, que deve facilitar a vida de quem está viajando ao exterior sem saber muito da língua do país de destino.

Para ativar esse recurso, o usuário só precisa falar o comando “Ok, Google… seja meu tradutor de alemão”, por exemplo, para que o Assistente comece a traduzir. Dessa forma, tudo o que você falar no seu idioma será repetido em alemão pelo assistente logo em seguida. Naturalmente, trocando o idioma do nosso exemplo por qualquer um outro, você consegue o mesmo efeito.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Apesar de a demonstração ter funcionado muito bem no palco, ainda não temos informações precisas sobre quando essa e outras novidades serão implementadas no Google Assistente disponível para todos os usuários. Talvez seja necessário receber alguma atualização ou esperar uma ativação por meio do servidor.

Conexto e barulho

Também foi mostrado como o Assistente melhorou suas capacidades de entender contexto. Ele agora pode relacionar coisas e responder a perguntas com mais exatidão mesmo sem informações mais específicas. No palco, o executivo da empresa pediu para que o software mostrasse “fotos do Thomas”, e o Assistente trouxe imagens do Trem Thomas. Logo despois, o executivo pediu detalhes sobre os resultados do Bayern de Munique. Feito isso, repetindo a mesma pergunta sobre fotos de Thomas, os resultados agora foram imagens de Thomas Müller, um dos mais conhecidos jogadores da equipe alemã.

Melhorias no sistema Google Lens também foram exibidas, o que foi bastante impressionante. Dentro do Google Assistente, a câmera de um Pixel foi ativada apontada para uma maçã. O executivo perguntou “tem quantas calorias”, e o software respondeu um valor médio para todo o fruto. Também foram feitas demonstrações de conversão entre moedas usando a câmera e de identificação de voz em um ambiente muito barulhento.

Algumas outras pequenas novidades apresentadas nesse evento já estão disponíveis para vários usuários pelo mundo, mas a Google ainda não fez um pronunciamento detalhado sobre o assunto. De qualquer maneira, essas melhorias maiores ainda devem demorar algumas semanas ou meses para chegarem ao usuário final.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.