Apesar de ser um dos principais assistentes virtuais do mercado, o Google Assistente ainda falha quando o assunto é a integração com aplicativos de terceiros. Enquanto a Amazon Alexa tem suporte para mais de 15 mil habilidades relacionadas a outros apps, o assistente da Google interage com menos de 400 apps. Mas isso vai mudar com a chegada do novo Android Oreo.

Segundo descobriu o pessoal do XDA Developers, os códigos do Android 8.0 disponibilizados no site Android Developers trazem o comando startVoiceActivity que serve exatamente para criar uma nova tarefa dentro do gerenciador de atividades do Android por meio de aplicativos com suporte nativo ao Assistente.

Google Assistente será mais integrado a outros apps no Android 8.0 Oreo.

Em suma, falando de forma mais clara, os desenvolvedores poderão incluir funções dentro de seus aplicativos que utilizem recursos do Google Assistente. A inteligência artificial da Google poderá ser explorada de diversas formas por quem cria aplicativo e permitirá que você acesse funções específicas de alguns aplicativos apenas acionando o assistente usando o botão home do Android.

Outra novidade interessante é que a Google permitirá que você decida qual a assistente virtual de sua preferência. Como o Assistente não é o único disponível para o sistema mobile, será possível definir como software padrão um diferente daquele nativo do Android. Ainda não se sabe ao certo quando o Android 8.0 Oreo vai chegar, mas algumas empresas já têm lançamentos programados para ele ainda em 2017.

Cupons de desconto TecMundo: