Justiça alemã proíbe Microsoft de atualizar Windows sem autorização

1 min de leitura
Imagem de:  Justiça alemã proíbe Microsoft de atualizar Windows sem autorização

Uma prática um pouco condenável da Microsoft foi proibida pela justiça na Alemanha após 18 meses de um pedido feito por um órgão de defesa do consumidor de Munique. A empresa estava enviando para usuários do Windows 7 e 8.1 – sem a permissão deles – arquivos para a atualização de seus computadores para o Windows 10, forçando-os a adotar a nova versão do sistema operacional.

A prática foi considerada abusiva pelo órgão de defesa do consumidor, que reportou uma queixa de “cease and desist” (cessar e desistir) que pedia para a Microsoft parar com as ações de atualização sem que o usuário autorizasse. A empresa se manifestou um ano e meio após o pedido e se comprometeu a não mais forçar o uso do Windows 10 aos usuários – alemães, pelo menos. A informação foi publicada por um press release do governo alemão.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mudo se eu quiser

A Microsoft afirmou que não vai mais permitir que arquivos sejam transferidos da internet para o computador dos usuários de seus sistemas operacionais sem o consentimento dos mesmos

A Microsoft permitiu a atualização gratuita de seus sistemas operacionais mais recentes para o Windows 10 em um esforço para ter o SO mais utilizado no mundo. A ação sem a autorização dos usuários chegava a baixar para um computador de 6 GB a 8 GB de dados para a instalação do sistema e muita gente reclamou disso, seja pelo espaço ocupado sem permissão, seja por não quererem deixar de usar o Windows 7 ou 8.1.

Mesmo dando algumas explicações – que não colaram muito bem –, a Microsoft afirmou por meio de um comunicado publicado por sua filial alemã que não vai mais permitir que arquivos sejam transferidos da internet para o computador dos usuários de seus sistemas operacionais sem o consentimento dos mesmos. Não ficou muito claro que se essa medida serve apenas para a Alemanha, portanto, vale a pena ficar de olho, principalmente quem não quer adotar ainda o Windows 10 como SO.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.