A segurança, hoje, é uma das principais atenções a serem dadas ao computador. Em tempos que malwares e ransomwares agem na máquina sem que o usuário perceba, o acompanhamento das atividades dentro do PC ou notebook é crucial.

Para evitar qualquer problema futuro, você precisa conhecer 7 ferramentas nativas do Windows que podem te ajudar nesse monitoramento. Confira!

1- Informações do sistema

Para começar, acesse as informações do sistema para conferir detalhes necessários para o funcionamento do computador. Digite "Informações do sistema" no menu Iniciar para acessar.

2- Monitor de recursos

Com a função parecida, porém mais detalhada, do Gerenciador de tarefas, o Monitor de recursos exibe os processos ativos no seu disco rígido ou na rede. Com essa visualização, o usuário consegue identificar o que está pesando mais na sua máquina e, então, fechar o que não precisa ficar aberto.

Para abrir o Monitor de Recursos, busque no menu Iniciar por “Gerenciador de Tarefas” e clique na aba “Desempenho”. No final da janela, clique em “Abrir Monitor de Recursos”.

3- Monitor de desempenho

Com o Monitor de desempenho, o usuário consegue averiguar como o computador está reagindo a determinadas mudanças de sistema e se isso está o afetando ou não.

Para abrir o Monitor de desempenho, existe um atalho: no menu Iniciar, procure por "Executar" e, em seguida, digite "perfmon.msc" e aperte "Enter".

4- Gerenciamento do computador

No Gerenciamento do computador, existem diversas categorias para fazer o monitoramento da sua máquina. Lá, você pode conferir o agendamento de tarefas, eventos, pastas compartilhadas, gerenciador de dispositivos e de disco.

Para abrir, acesse o Painel de Controle (ou Configurações). Na busca, digite "Ferramentas administrativas" e confirme.

Pronto! Agora, você verá um atalho para conferir todas as configurações citadas acima.

5- Diagnóstico de Memória

Confira o andamento da memória do seu computador usando o Diagnóstico de Memória do Windows. Para abrir, procure pelo nome do recurso em "Configurações". O computador será reiniciado para fazer a verificação.

6- Limpeza de disco

A limpeza de disco é essencial para deletar arquivos inúteis do computador. Para fazer, digite "Limpeza de disco" no menu Iniciar e abra o programa.

Depois da inspeção, uma janela será exibida sugerindo o que pode ser excluído. Escolha os desejados e clique em "Ok".

7- Configuração do sistema

Esta configuração permite ao usuário escolher quais programas devem inicializar automaticamente quando o computador é ligado.

Para acessar, digite "Configuração do sistema" no menu Iniciar.

Cupons de desconto TecMundo: